CIDADE. Duplicação da Faixa Velha e restauração de estradas levam Cechin e Anita a papear com o DAER
Por THASSIANI PORTO, com foto de Divulgação, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Santa Maria está passando por diversas transformações, especialmente, quando se trata da infraestrutura das BR’s e ERS’s no entorno do município. Devido a isso, o vice-prefeito Sérgio Cechin e a assessora de Políticas do Interior, Anita Costa Beber, realizaram uma visita, na manhã desta sexta-feira (27), ao superintendente do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens de Santa Maria, DAER-SM, Julio Huber. Na reunião, foi tratado sobre a conclusão da obra de duplicação da ERS 509 (Faixa Velha de Camobi) e as obras do Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias (Crema) na região de Santa Maria, que teve suas ordens de início de trabalhos assinadas em novembro de 2016.
O vice-prefeito Sérgio Cehin relatou ao superintendente do DAER a visita realizada por ele e pelo prefeito Jorge Pozzobom ao secretário de Transportes do Estado, Pedro Westphalen. De acordo com Cechin, a solicitação que foi levada por eles ao secretário foi acatada.
“Pedimos que o primeiro trecho atendido pelo Crema fosse o de acesso a Santa Maria, na Base Aérea, pois é o ‘portão de entrada’ da cidade e queremos que ele seja revitalizada o mais breve possível”, comentou Cechin.
Outra preocupação da Prefeitura é em relação ao projeto de iluminação da ERS 509, já a instalação da rede de baixa tensão ficará a cargo do Município.
“O prefeito Jorge deixou claro que, quando inauguramos a obra da 509 ela deve estar completa, com a iluminação pronta. Por isso queremos esclarecer a melhor forma de dar andamento a este projeto” explicou o vice-prefeito.
O superintendente do DAER, Julio Huber, mostrou os valores que estão previstos para cada trecho que irá receber restauração, sinalização e manutenção do Crema. Segundo ele, a obra está na fase de estudo e, em breve, deve começar a ser executada. Com relação a duplicação da ERS 509, o superintendente disse que o departamento também tem preocupação com o projeto de iluminação.
“O DAER está disposto a ajudar a Prefeitura da forma que for possível em sanar todas as duvidas referentes ao projeto de iluminação da ERS. É uma obra grandiosa e os santa-marienses merecem que ela seja entre de forma completa”, destacou Julio Huber.
Vistoria nas pontes do Interior
O vice-prefeito Sérgio Cechin e a assessora de Políticas do Interior Anita Costa Beber aproveitaram a oportunidade e solicitaram ao DAER que fosse realizada uma vistoria na estrutura das pontes do Interior. De acordo com Anita, em alguns locais, especialmente no distrito de Arroio Grande, a situação de algumas pontes é preocupante e necessita de medidas pela segurança da comunidade.
“Nosso governo quer dar atenção e prioridade pros Distritos. Trabalhando em conjunto com o DAER podemos conseguir que essas melhorias sejam realizadas o mais breve possível”, reforçou Anita…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
É impressionante precisar pedir para o DAER fazer uma vistoria de pontes e viadutos na região. Precisa pedir? As coisas realmente andam mal no serviço público desse Estado.
Aliás, uma pontezinha ridícula com problemas na estrutura está obrigando ônibus e caminhões fazerem um grande desvio numa das estradas que liga Santa Maria – Porto Alegre. A gerência disso está sob comando da EGR, a famosa que o Tarso criou para “enxotar os capitalistas devoradores de pedágios”. Previsão de conserto? Ninguém sabe, nem a EGR.
Estamos muito felizes com a duplicação da ERS 509, mas já se percebe que alguns materiais utilizados não são os esperados em termos de qualidade. A tinta que utilizaram para a pintura de faixas já está se apagando. Espero que substituam pela indicada para a nossa segurança.