Artigos

Obrigado! – por Carlos Costabeber

“A Razão só irá crescer, se Santa Maria crescer”, dizia o saudoso amigo Luizinho De Grandi, depois de comprar o jornal dos Diários e Emissoras Associados, e iniciar uma campanha comunitária para adquirir os modernos equipamentos de impressão em offset. Desde que retornei da FGV de São Paulo, passei a conviver diariamente com o Luizinho (a sala da Direção não tinha ventilação, e estava sempre impregnada com a fumaça de seus cigarros), tendo sempre a cidade como tema das conversas.

Em 1988, pouco antes de ser brutalmente assassinado, o Luizinho articulou para que eu assumisse a Presidência da Cacism, tendo dois poderosos Vice-Presidentes: Ottomar Vontobel e o saudoso Paulo de Tarso Teixeira. E antes disso (em 1986), juntamente com seu mano Celito, convenceu o Governador Jair Soares a nomear o Prof. Walter Bianchini para chefiar a Secretaria da Indústria e Comércio do Estado; sendo que junto estava o meu nome para a Assessoria Empresarial daquele importante órgão.

A saudosa Zaira deu sequência ao legado do Luizinho, que hoje está nas mãos dos filhos; liderados pelo Alexandre, tendo os tios Ceura e Gaspar Miotto como conselheiros e verdadeiros pais adotivos.

Faço essa breve resenha para lembrar a ligação que sempre tive com “A Razão”, desde os tempos em que levava as propagandas do Empório Doméstico para serem publicadas na velha sede da Praça Saldanha Marinho. Sou testemunha pois, do ligação histórica entre o jornal e o desenvolvimento de Santa Maria, e da criação da própria Universidade Federal.

Em todos esses anos, o meu pai Cirilo escreveu centenas de artigos, levando aos leitores sua experiência empresarial e o trabalho à frente da Cacism. Depois de seu falecimento, a Zaira me procurou para substituí-lo como articulista do jornal, o qual aceitei com muito orgulho.

Mas agora, por uma questão puramente ética, chegou a hora de me despedir do jornal A Razão, em decorrência de ter me tornado sócio do Diário de Santa Maria. Deixo esse espaço com o coração partido, pois sempre foi o canal em que pude colocar a minha opinião sobre as coisas da cidade. Tenho orgulho de inúmeros artigos que escrevi nas 2as. Feiras, e que “mexeram” com a cidade, graças ao poder de comunicação e credibilidade do jornal.

Peço desculpas aos queridos leitores ! Peço desculpas às famílias De Grandi e Miotto, mas me despeço muito agradecido pela oportunidade que me deram para lutar por Santa Maria. Tenho certeza de que sempre fui um parceiro leal e comprometido com a filosofia desenvolvimentista de A Razão.

Continuarei com uma coluna semanal no site do Claudemir Pereira, uma vez que não terei espaço de opinião no novo jornal.

Obrigado, e Deus abençoe a todos. De coração!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo