POUPA TEMPO. Prefeitura de Santa Maria apresenta proposta de integração com o Corpo de Bombeiros
Por THASSIANI PORTO, da Prefeitura de Santa Maria
Com o propósito de integrar entidades e tornar mais eficiente o programa Poupa Tempo Santa Maria, o prefeito Jorge Pozzobom apresentou, na manhã desta quinta-feira (09), uma proposta de integração entre a Superintendência de Alvarás da Prefeitura Municipal e a Seção de Prevenção de Incêndios (SPI) do Corpo de Bombeiros.
De acordo com o prefeito, foi realizado um estudo e uma análise do local que hoje abriga a SPI, no quartel do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM). A partir disso, foi criado um projeto, que ainda não tem local definido para ser executado, que comportaria toda a infraestrutura que hoje é necessária para dar mais agilidade na liberação de alvarás e PPCIS.
“Estamos apresentando uma proposta de algo para o futuro, um local onde bombeiros e Prefeitura possam atuar juntos na emissão dos alvarás de funcionamento dos empreendimentos da cidade. Se os dois órgãos atuam nesta função, porque não trabalhar juntos? Este é o meu sonho, que se concretizado poderá iniciar uma nova fase em Santa Maria”, destacou o prefeito Pozzobom.
Para o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, major Cláudio Ricardo Pereira, é uma grata surpresa, e uma honra, o grande interesse do Poder Público em atuar junto com a guarnição.
“A população, para nós, vem sempre em primeiro lugar. Se unir forças nos fará atendê-los ainda melhor, por que não trabalharmos juntos? Só temos a agradecer ao prefeito e sua equipe pelo empenho em desenvolver esse projeto, que não é para os bombeiros, mas para toda a cidade”, declarou o Major.
Segundo a secretária de Estruturação e Regulação Urbana, Ângela Pissani, a proposta foi entregue aos bombeiros para que seja analisada. A partir de então, serão feitas as alterações necessárias para que o projeto seja colocado em prática.
“Nós entregamos as plantas e os desenhos para os bombeiros, agora será feito um estudo se aquela é realmente a necessidade do SPI hoje. A partir dai, faremos as mudanças solicitadas”, explicou a secretária.
A proposta apresentada faz parte da implantação do Programa Poupa Tempo, que irá unir setores da Prefeitura, responsáveis pela fiscalização e emissão dos alvarás, ao Corpo de Bombeiros. O objetivo é dar início a uma força-tarefa para agilizar a liberação de alvarás de funcionamento de atividades específicas em Santa Maria.
Participaram da reunião a secretária de Educação, Lúcia Madruga, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ewerton Falk, o Controlador e Auditor Geral do Município, Alexandre Lima, e o presidente da Cacism, Rodrigo Décimo.
Funrebom
Na manhã de quarta-feira (08), o prefeito Jorge Pozzobom participou da reunião de apresentação do plano de investimento dos recursos do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom) para 2017. Está prevista a utilização de mais de R$ 1,6 milhão para a melhoria da estrutura da sede da corporação, compra de equipamentos e capacitação dos profissionais.
Na ocasião, o prefeito Pozzobom reforçou o seu compromisso de adequar a lei do Funrebom e de viabilizar um fundo com captação de recursos da iniciativa privada, para permitir a contratação de mais profissionais e dar mais agilidade ao trabalho de fiscalização.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.