Por Tiago Machado / Assessoria de imprensa de Valdeci Oliveira
Nos próximos dias, o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, receberá um convite da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa para prestar explicações sobre a situação de dois hospitais santa-marienses: o Regional e a Casa de Saúde. A decisão de enviar o convite foi acatada pelo presidente do órgão, deputado Altemir Tortelli, na reunião desta terça (13) da Comissão, após o deputado estadual Valdeci Oliveira e os vereadores santa-marienses Manoel Badke (DEM), Daniel Diniz (PT) e Luci Tia da Moto (PDT) cobrarem ações imediatas do governo do Estado. Eles ressaltaram que a Casa de Saúde está prestes a suspender atendimentos, e o Hospital Regional permanece com a sua abertura indefinida.
“A situação é terrível em Santa Maria. O Regional continua sem previsão de abrir as portas. A Casa de Saúde pode fechar no por falta de repasses do governo do Estado. São vários meses em atraso. E o Hospital Universitário estava, na terça (12), com todos os seus 403 leitos ocupados. E ainda havia 72 macas espalhadas pelos corredores”, afirmou Valdeci.
Representando os três parlamentares santa-marienses, o vereador Maneco defendeu novamente que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) assuma a gestão do Regional.
“Sou professor universitário na área da saúde e não vejo outro caminho para o Hospital Regional que não seja a gestão via a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O resto são possibilidades. O Hospital Universitário vive hoje condições desumanas. Por isso, pediria a sensibilidade da Assembleia Legislativa nessa questão”.
CONVOCAÇÃO – O deputado Valdeci deixou claro que, se o secretário da Saúde não comparecer à Comissão na data indicada pelo presidente do colegiado, ocorrerá um pedido de convocação.
“É dever do secretário prestar satisfações do que está ocorrendo. A tradição da Assembleia é sempre convidar as autoridades. Mas se isso não for compreendido, haverá convocação. Não se pode brincar com questões que dizem respeito à vida”, complementou.
O deputado também lamentou o fato do governo do Estado se recusar a divulgar os resultados da consultoria prestada pelo Grupo Sírio-Libanês, que foi contratado por R$ 5,9 milhões para elaborar o plano operativo do Hospital Regional de Santa Maria. Valdeci encaminhou dois pedidos de informações cobrando uma cópia do relatório. Nenhum deles foi respondido ainda.
“Se necessário for, vou ingressar na justiça. Como parlamentar, eu tenho todo direito de fazer pedidos de informações e de ser informado oficialmente sobre as ações do Executivo. O governo está atropelando a legislação ao não divulgar uma ação que custou muito caro e que foi pago com o dinheiro dos cidadãos”, afirmou.
Na reunião desta quarta, os deputados Ciro Simoni e Gerson Burmann, ambos do PDT, também cobraram soluções ágeis para o Regional e para a Casa de Saúde.
Luta política estéril e autopromoção de gente que não tem capacidade para outra coisa. Alguém acha que o Regional vai abrir só porque Valdeci está “brabinho”? Para não dar impressão que Valdeci está fazendo campanha, arrumou-se uns vereadores para dar impressão que é “luta” pela abertura do Regional.
Vereador Maneco dando “carteiraço” é muito engraçado. Ninguém está discutindo problemas de saúde, o problema é financeiro e de gestão, não operacional.