LUNETA ELETRÔNICA. Polo de TI, os candidatos do PMDB, fala da Irmã Lourdes, concursados da Saúde…
Por MAIQUEL ROSAURO (com a colaboração de Claudemir Pereira), da Equipe do Site
* A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFSM (Agittec) recebeu, nessa quinta, a visita de renomados empresários do segmento de tecnologias digitais vindos de São Paulo.
* Estiveram no campus Francisco Ricardo Blagevitch; o CEO e sócio da Ustore (startup que desenvolve projetos de arquitetura computacional em nuvem), Nelson De Lorenzi Campelo; e o santa-mariense José Alcides Munhoz (ex-VP e Membro do Conselho de Administração das empresas do Grupo Bradesco).
* Durante o encontro, algumas das empresas incubadas na Pulsar UFSM fizeram uma rápida apresentação de seus negócios.
* A visita teve como objetivo a troca de informações para a instalação de um futuro Polo de Tecnologia da Informação na cidade.
* O Diretório Municipal do PMDB se reúne nesta sexta-feira (9), às 19h, na Câmara de Vereadores.
* Na pauta estará a escolha dos pré-candidatos do partido para o pleito de outubro.
* O Projeto de Lei Complementar 8468/2017 (conhecido como Parada Segura), da vereadora Celita da Silva (PT), foi aprovado por unanimidade nessa quinta.
* A iniciativa garante o desembarque de pessoas do sexo feminino, idosos e pessoas com deficiências no transporte coletivo, após as 22h, em qualquer trajeto regular da respectiva linha.
* Sobre o projeto, a vereadora disse que é “uma forma de presentear a mulher santa-mariense com políticas públicas”.
* A coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill, como você leu AQUI agora há pouco, recebeu nessa quinta, na Câmara dos Deputados, Medalha Mietta Santiago em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
* “Que essa Casa, na próxima eleição, possa ter metade mulheres e metade homens. Essa é a nossa luta”, destacou a religiosa, arrancando aplausos de todos os presentes.
* Abaixo, confira o discurso da religiosa na íntegra:
* Na próxima semana, a Secretaria Estadual da Saúde deverá chamar o restante dos aprovados no concurso da saúde realizado em 2013.
* O anúncio foi feito pelo secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, durante a reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, na quarta (7).
* O deputado estadual Valdeci Oliveira, que apoia a mobilização dos concursados desde 2015, saudou a iniciativa, que ocorreu após a realização de diversas audiências públicas, reuniões e cobranças.
* “A nomeação dos concursados representa um alívio para a situação de carência da saúde pública do Estado. Todas as regiões carecem de profissionais competentes e especializados para lidar com as inúmeras demandas existentes”, diz o parlamentar.
* “Demorou mais de três anos, mas que bom que houve sensibilidade do governo nessa questão. Há que se destacar a garra dos concursados, que não desistiram de cobrar permanentemente a nomeação. Nós vamos acompanhar tudo o que foi anunciado”, afirmou Valdeci.
* No governo Tarso Genro, já haviam sido chamados mais de 700 aprovados. A expectative é que os 600 restantes sejam todos nomeados antes do dia 18, data que expira a validade da seleção pública.
“Garra dos concursados”. E o vermelho deputado como de praxe dando força para encher o Estado de futura companheirada sindicalizada, pensando nas greves que virão. Qualidade, nem pensar. Retorno para a sociedade, nem pensar. Acabar com a estabilidade, nem pensar. Investimento (em produtividade – que melhora a qualidade do serviço para quem precisa), nem pensar. Vasmos gastar (despesa) com salários e regalias.
Não nos esqueçamos que uma mulher na presidência, muito incompetente, deu no que deu. E teria dado na mesma se fosse um homem incompetente. O problema não é um homem ou mulher que vai salvar o mundo ou esse país, o problema é a incompetência de um ou de outro que acaba com a vida da gente. Discurso ideológico não leva a lugar nenhum, a não ser a mais conflitos e gestão esquiza da realidade. Caiamos na dureza da vida real. Precisamos de mais ciência (conhecimento) nas decisões de gestão pública e menos ideologia (política ou religiosa) no poder. Ou seja, precisamos de mais escola, tanto para homens e mulheres. Precisamos de pessoas nos campos que saibam trabalhar com computadores e robôs, não com enxadas. Essas terão emprego. Para isso basta escola.
Pode ser 100% as mulheres no Congresso, irmã, sem problema algum. Podem até ser 100% homossexuais. Podem até ser 100% homens. Podem ser 100% brancos. Podem ser 100% negros. Não é isso que está em jogo. Pensar em “cotas” na representração pública pela aparência, gênero ou “polaridade” sexual é só o joguinho ideológico pequeno de sempre. Desde que sejam todos competentes, sejam o que for, se forem lúcidos, realistas, bem intencionados, se não forem populistas, se não pensarem só neles mesmos, se forem honestos, e mais uma vez, absolutamente competentes e qualificados pensando no bem comum, mesmo que doam as decisões para colocar a casa chamada Brasil em ordem, pode ser a cor da pele, o gênero, a orientação sexual que for, pode ser qualquer um, até um estrangeiro, a coisa vai para a frente. Mas vai para a frente por qualificação, pelo conhecimento, pela ciência de saber causas x efeitos das decisões, pela lucidez das decisões certas. É isso que realmente falta.
Polo de TI pode ser até projeto, se vai vingar é outra história. Motivo é bem simples, muitas cidades querem, nem todas irão conseguir.
Seção demagogia. Ônibus parando em qualquer lugar não garante a segurança, só diminui o risco. Próximo Congresso não será metade/metade, até as pedras de BSB sabem.
Valdeci não faz nada, mas “apoia tudo”.