LUNETA ELETRÔNICA. TV Câmara, o mês do Esporte, Plano Diretor, a vereadora e o vídeo, Sedufsm elege…
Por MAIQUEL ROSAURO (com Claudemir Pereira e foto de Fabrício Vargas/AICV), da Equipe do Site
* O presidente do Legislativo, Alexandre Vargas (PRB), assinou nessa terça-feira (27), o edital para a aquisição de equipamentos de transmissão em sinal digital da TV Câmara de Santa Maria.
* O ato é a última etapa de investimentos, que fazem parte do processo de estruturação da emissora, iniciado em 2013.
* O canal, que será compartilhado entre a Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa, Senado e Câmara Municipal, todos integrantes da Rede Legislativa de Televisões, vai ampliar a transparência do poder público.
* E, claro, também estará disponível para toda a comunidade, já que poderá ser sintonizado em qualquer televisor, através do canal aberto 18D – totalmente gratuito.
* Após a compra e a instalação dos equipamentos de transmissão, a previsão é de que até dezembro de 2018, o novo canal esteja disponível para a população.
* Nesta última etapa está previsto o investimento de R$ 1,4 milhão, que consiste na compra e instalação de equipamentos de transmissão para a implantação do sinal digital.
* Os vereadores aprovaram, nessa terça, o projeto de Lei 8628/2018, que institui o Mês do Esporte e o inclui no Calendário Oficial do Município.
* A proposta tem a autoria do vereador Admar Pozzobom (PSDB) e já foi destaque aqui no site em fevereiro (AQUI).
* Também na sessão dessa terça, os vereadores decidiram formar apenas uma Comissão Especial para tratar do Código de Obras, Lei de Uso e Ocupação do Solo e Plano Diretor.
* Em comum acordo, a comissão foi composta por Daniel Diniz (PT), presidente; Manoel Badke – Maneco (DEM), vice; e Admar Pozzobom (PSDB), relator.
* A vereadora Lorena Santos (PSDB) lançou uma nova forma de comunicação, o Chá com Lorena, que trará vídeos curtos e semanais sobre diferentes assuntos.
* O primeiro episódio trata do tema “discriminação racial” e já está disponível no YouTube, confira:
* A partir das 10 da manhã desta quarta, no Auditório Sérgio Pires, no campus de Camobi, acontece assembleia geral dos professores da UFSM.
* A pauta tem um único ponto: aprovação do regimento eleitoral para o pleito da Seção Sindical dos Docentes, que renova a diretoria para o biênio 2018/20, em 9 e 10 de maio.
* A discussão, na assembleia, e a aprovação do regimento deflagra a abertura do processo eleitoral, inclusive com a publicação do edital com prazos para inscrição de chapas e campanha.
* O Kairós’- Grupo de Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas, do Centro de Educação, INFORMA a assessoria de imprensa da Sedufsm, está chegando a 10 anos.
* Para comemorar a data, acontece um ciclo de cinema chamado “Cine Kairós 10 anos- trabalho e educação em debate”.
* O primeiro filme e que será exibido nesta quarta, no Auditório da Antiga Reitoria (rua Floriano Peixoto) é “O Jovem Karl Marx”, direção de Raoul Peck, lançado no Brasil em dezembro.
* A exibição inicia às 6 e meia da tarde, sendo que as inscrições podem ser feitas pelo endereço [email protected]. O local tem capacidade para 120 pessoas.
* Aos participantes que realizarem 75% ou mais de frequência das sessões do Cine Kairós (cinco sessões), haverá a entrega de certificados.
* Já há outras exibições programadas, informa a Sedufsm, apenas sem um dia especificado.
* Os próximos filmes serão “O menino e o mundo” (maio); “A noite do lápis” (junho); “A servidão moderna” (setembro); e fechando o ano, o filme “O corte”, em novembro.
“….. vai ampliar a transparência do poder público”. Fala sério.
A transparência que judia é se dar conta que vai 1,4 milhão para o ralo.
Por que a imprensa aplaude? Corporativismo, mais emprego para os colegas, mais jornalistas empregados. Discurso é que são “indispensáveis para o mimimi”. Só dando risada.
Falta dinheiro para muita coisa na aldeia, mas para um canal de tv digital com audiência traço não falta. “Pelo bem da democracia” dizem. Completa falta de noção.