PrefeituraReligião

CRENÇAS. Cemitério Ecumênico Municipal terá local para os despachos de religiões de matrizes africanas

Local para despachos está em construção no Cemitério Ecumênico Municipal. A inauguração é prevista para o fim do mês de maio

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Divulgação), da Equipe do Site

Os praticantes de religiões de matrizes africanas terão um local específico no Cemitério Ecumênico Municipal para a realização de despachos. A iniciativa, possivelmente inédita no Estado, será inaugurada até o final do mês.

A criação do espaço foi reivindicada pelo pai Augusto de Oxossi (PP), presidente do Afro Progressistas Santa Maria, que encaminhou ofícios à Prefeitura solicitando um lugar para as oferendas aos orixás. A construção é realizada pelo próprio Oxossi a partir de doações de materiais de construção.

“O despacho é uma oferenda que tem como simbolismo compartilhar algo. Orientamos que não seja despachado nada que não seja biodegradável”, explica Oxossi.

O pai de santo também é contra o uso de animais nos despachos.

“O animal é sagrado. Se matar, tem que consumir”, argumenta.

A limpeza do local será realizada pelos funcionários do Cemitério e também pelos usuários a cada 15 dias. O espaço, ainda em obras, está localizado próximo ao portão lateral do Ecumênico (entrada pela Avenida Liberdade).

Oxossi calcula que Santa Maria possua cerca de mil terreiros, o que tornará o local de despachos um ponto de referência para os praticantes de religiões de matrizes africanas.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo