MemóriaPartidos

MEMÓRIA. Morre Renato Nicoloso, ex-presidente do PMDB de Santa Maria

 

(Atualizada à 00:18 deste domingo)

Nicoloso: sepultamento será no Cemitério Jardim Santa Rita de Cássia

Acabo de telefonar para o Cemitério Jardim Santa Rita de Cássia. Fui informado que não há horário definido, ainda, para o sepultamento do corpo do ex-presidente municipal do PMDB, Renato Nicoloso, que morreu perto das 5 da tarde deste sábado, no Hospital de Caridade – onde estava internado desde o último dia 7. O ato fúnebre não deve ocorrer, no entanto, antes do final da manhã deste domingo.

Conforme nota publicada pela Prefeitura Municipal, Nicoloso teve uma parada cardiorespiratória e acabou falecendo,  surpreendendo a todos – pois sua alta hospitalar estava prevista para segunda-feira.

Nicoloso foi internado após acidente de trânsito (do qual não teve responsabilidade) no último dia 7.  Passou por cirurgia, chegou a ficar quatro dias na CTI geral da instituição, sempre em estado regular – após o que foi transferido para um apartamento no HC, onde estava se recuperando satisfatoriamente, até o desfecho lamentável desta tarde.

Renato Nicoloso era bastante conhecido na comunidade, especialmente entre a classe política. Durante muitos anos foi assessor parlamentar do então deputado federal Cezar Schirmer. Na prefeitura, foi secretário adjunto de Desenvolvimento Rural, função da qual se retirou para assessorar o deputado federal Osmar Terra.

Estava cotado, e para muitos era dada como certa a nomeação, assim que estivesse à disposição, para assumir a futura administração regional de Camobi.

Renato Nicoloso tinha 53 anos, era casado e deixa, além da esposa, três filhos e um neto.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

23 Comentários

  1. Não sei se estou certo, mas com RENATO NICOLOSO eu estudei com ele no colegio agricola de santa maria em 1978 a 80. Não tenho certeza se é o mesmo que acabou falecendo. Gostaria que um dos filhos desse resposta.

  2. Fico bastante emocionado ao ler tais opiniões a respeito de meu PAI. Verifico, que conforme a lei da física “toda ação tem uma reação”, todos os atos praticados por ele foram ou estão sendo reconhecidos com o valor a que merecem.
    Quem vivia cotidianamente com ele sabia de sua rotina incansável, hoje aqui, amanhã em Porto Alegre, depois quem sabe onde… Qual o lugar deste Estado ele não esteve?!? pergunta difícil, onde pude constatar (apesar do grande e triste sentimento que nos acometia no dia de seu sepultamento), pela presença de diversas autoridades e amigos daqui e de outros estados. Posso dizer com toda a convicção, que valeram a pena todos os inúmeros e intermináveis dias de estresse, preocupação e labuta distante de sua família, pois seu objetivo sempre foi o BEM, não dele e de sua família, mas sim da sociedade Santamariense, e porque não dizer Gaúcha. Estas homenagens aqui prestadas neste sítio assim como em outros, só reforçam a grandiosa personalidade que teve.
    Fico muito agradecido, assim como toda a família Nicoloso, pelas condolências e palavras de conforto de todos, e esteja onde estiver tenho a certeza de que nos acompanha ombro a ombro pelos longos e tortuosos caminhos desta tão breve vida.
    RICARDO NICOLOSO (filho mais novo)

  3. O Nicoloso foi uma pessoa nobre, dos raros que a gente conhece na politica, nunca usava palavras ásperas, nem levianas – respeitava as pessoas. Além de ser uma pessoa muito querida, compreensiva e fiel aos seus ideias. Não dá pra acreditar, mas a vida é assim, quando a gente menos espera leva alguém que vai deixar muita saudade, Só devemos tirar lição disso. Pena que os primeiros são os melhores. Vai fazer muita falta.

  4. A forma drástica como aconteceu e a prematuridade da passagem de Renato Nicoloso ao próximo nível de nossa existência, com certeza causa tristeza e pesar, principalmente por sua perspectiva de longa vida, êxito profissional, político e ainda o convívio com os entes familiares.
    Militante político profissional, Nicoloso estava com o prefeito Schirmer desde logo em seguida o mesmo assumir a cadeira na Câmara Federal e, em pouco tempo, ocupou espaços na estrutura partidária chegando a lograr o cargo de presidente Municipal. Sempre leal, fiel e dedicado ao seu líder, Cesar Schirmer, era destacado para as funções que demandava um soldado disciplinado e cumpridor das ordens do General. E isto é algo que se deve admirar e respeitar.
    Nas disputas internas do PMDB, nunca estivemos na mesma trincheira. As diferenças nunca foram no campo pessoal, ao menos de minha parte, mas sempre foram explícitas. Um partido deve debater, deve discutir e , com base nessas premissas, crescer internamente juntamente com seus quadros. Ao final o que somava sempre é o crescimento do partido.
    Bem, desejo que a Luz ilumine a caminhada do Renato Nicoloso, que ele encontre a Paz e o descanso merecido a todos.
    Algum dia, quando nos encontrarmos, na lida da prática política continuaremos em campos opostos, porém, na paz de Deus somos todos irmão. Abs.

  5. Com certeza foi uma perda muito grande para todos os que o conheciam,um homem sério de bom coração e amádo por todos.
    Mas é a vida,cada vez mais nos surpreendendo,desejo que ele descanse em paz lá no céu,porque aqui na terra foi de missão cumprida.

    Meus pezámes à todos seus familiares.

  6. Renato, foi um ser humano ao qual podia ver a sinceridade olhando nos olhos.
    Por isso fará falta no PMDB de Santa Maria, mas acreditamos q por aqui ele já fez sua etapa.
    Q Deus ilumine sua esposa Zenilda seus 3 filhos e neto.

  7. É lamentavel a perda, principalmente quando toca o coraçao, amigo sincero fiel e sempre com muma palavra de estímulo nas horas difíceis…santa Maria e seus companheiros vão sentir falta deste AMIGO

  8. O Nicoloso vai fazer falta! Amigo fiel e sincero. Santa Maria perde muito pela perda desse valoroso homem público. Saudades do Amigo!

  9. Que Deus o acolha e conforte sua família e os muitos amigos que o Renato sempre soube cultivar, mesmo num ambiente tão difícil como é o da política partidária. Sempre tratou a todos com cortesia e respeito, dignificando sua missão. Nossos sentimentos.

  10. Em nome do PSDB/SM aproveito este espaço para manifestar a dor da perda do Nicoloso, que estava conosco junto em muitas campanhas, principalmente no 2º turno deste ano, sempre nos incentivando, buscando apoio, dando idéias e representando o nome do PMDB de nossa cidade em apoio ao candidato Serra. Tantos tucanos me ligaram hoje (Jorge, Admar, Juba, Álvaro, Adriana Krum, Vitélio, etc…) enaltecendo a pessoa do Renato, a amizade e companherismo que possuia conosco. Que Deus lhe cuide e que sua família supere na fé a dor de sua partida.
    Vilmar Seixas – Presidente Municipal PSDB/SM.

  11. Conheci o Nicoloso durante a campanha eleitoral de 2008, quando trabalhamos juntos na coordenação da campanha Schirmer/Farret; o Gringo era super dinâmico, sempre com seus dois ou três celulares tocando quase ao mesmo tempo, dinamizando a campanha, ajudando em tudo, organizando tudo… Além disso, era uma pessoa humilde, que mesmo com toda a bagagem política que tinha, nos tratava de igual para igual… Durante o período em que estive secretário municipal de proteção ambiental, lá estava o Renato, sempre parceiro, nos dando dicas, trocando idéias, objetivando sempre o melhor para Santa Maria… Valeu Renato! Certamente Deus, Nosso Pai Eterno, estava precisando de um excelente assessor… Fique em Paz!

    Laurindo Lorenzi (PV)
    http://www.laurindolorenzi.net
    [email protected]

  12. Há horas em nossa vida que somos tomados por uma enorme sensação de inutilidade, de vazio. Questionamos o porquê de nossa existência e nada parece fazer sentido. Concentramos nossa atenção no lado mais cruel da vida, aquele que é implacável a todos: A perda do ser humano. Perder um amigo como o Renato, é perder uma parte de nós… Agradeço a deus por ter conhecido este homem guerreiro, um ser humano de um grande coração. “GRINGO” como era chamado carinhosamente pelos amigos… que ao encontrá-los, após um abraço apertado perguntava: “Posso te ajudar em alguma coisa?”, e como você ajudou… Estendeu-me a mão em muitas horas difíceis, sempre com uma palavra de incentivo. RENATO… tu veio a terra com uma missão e apos a missão cumprida deus o quis de volta. Esteja bem onde estiver… “nós aguardando o dia de nosso encontro definitivo” FICA COM DEUS MEU AMIGO… OBRIGADA POR TUDO.

  13. Difícil expressar qualquer sentimento nestas ocasiões. Somente consigo dizer que o Renato era um grande homem público, desapegado de interesse pessoal, um grande companheiro e amigo que ultrapassava as relações políticas. Sua vontade de servir e participar certamente fará falta à Sta. Maria e ao Rio Grande do Sul. Perde o PMDB da região centro, pois o Renato era uma grande referência. Condolências à família.

  14. Recebo com muita tristeza esta notícia. Tive o privilégio de conviver com Renato e sua família, que apesar da nossa divergência política, sempre me receberam em sua casa e lá passamos domingos maravilhosos. Sei que a espiritualidade irá recebê-lo com muito carinho, pois com certeza todos os seus feitos serão levados em consideração para que avance cada vez mais em sua escala evolutiva.À sua família peço a Deus que derrame suas bênçãos, dando-lhes muita coragem para suportar a separação e fé num futuro onde o reencontro é uma certeza.

  15. É muito difícil escrever sobre um grande amigo, na verdade faço das palavras das pessoas que aqui escreveram, as minhas. Há dois dias atrás estavamos sorrindo brincando muito com ele quando fui visitá-lo, está sendo extremamente difícil de acreditar. Em nome da Juventude do PMDB de Santa Maria, Região Centro e Rio Grande do Sul agradecemos todo o apoio e incentivo que recebiamos do Nico. Essa gurizada incomodava muitoooo o Gringo, um grande amigo da juventude!Saudades…

  16. Um amigo, um companheiro de lutas e de desafios… sempre fiel àqueles a quem servia. Senti muito ao receber a noticia de seu falecimento, pois todos nós acreditávamos no reestabelecimento de sua saúde. Vai um colega de partido que sempre esteve presente, sempre preocupado com os problemas internos de nosso partido e sempre pronto a colaborar. Abnegado, deixou muitas e infinitas vezes tudo que o cercava para trabalhar políticamente em defesa do PMDB. Como amigo, sempre incansável. Quero publicamente através do teu site Claudemir, agradecer, tudo que nosso “Gringo” fez por noss juventude do PMDB. Que Deus te receba com seu perdão e amor infinito e te reserve um lugar de melhoramentos constantes. Com carinho da familia Algarve.

  17. Vai fazer falta… Cidadão muito educado, me reporta a ótimas lembranças… Mesmo que adversário pol[itico em algumas ocasiões, sempre demonstrou classe,
    Fica com Deus….

  18. O Nicoloso era singular.Sincero nas relações e sempre atento a tudo que acontecia na cidade.
    Ultima vez que falei com ele, manifestou vontade de concorrer a vereador.
    Perdemos todos um pouco..estou triste.

  19. conheci o Renato faz muito tempo e, apesar de não ter trabalhado diretamente com ele, sempre ouvi falarem da maneira correta como trabalhava. Quero externar meus sentimentos a família. Com certeza será uma grande perda para a Administração Municipal e para a política local e regional.

  20. Todos nós perdemos muito com a partida do Renato,fomos muito amigos mesmo sendo adversários em muitas eleições,era um homem muito solidário e respeitador, um verdadeiro democrata dedicado as coisas importantes da cidade, quero aqui nesse espaço externar a minha solidareidade aos familiares e a todos o filiados do PMDB.

  21. Foi com grande pesar que recebemos aqui em Brasília a notícia do falecimento do nosso colega de trabalho Renato Nicoloso, homem sempre determinado e atuante. Rogamos à Deus, que conforte todos os seus familiares e amigos.

  22. Grande ser humano, batalhador pelas boas causas, Santa Maria perde um pedaço do seu coração com a falta desse nobre e jovem amigo, Deus já reservou um melhor lugar para ele.Obrigado ao colunista por nos reservar esse espaço importante para a sociedade Santamariense e porque não do RS, e do Brasil,ísso também é um gesto de carinho meu caro amigo Claudemir. Obrigado, assim fica registrado minha posição sobre o Renato Nicoloso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo