AssembleiaEstadoPesquisaPolítica

DIÁLOGO. O governador eleito do RS, Eduardo Leite, do PSDB, papeia com a bancada do PT na Assembleia

Por ELIANE SILVEIRA e TIAGO MACHADO (texto), com foto de RONALDO QUADRADO, da assessoria de imprensa do PT/RS e do deputado Valdeci Oliveira

O governador eleito, Eduardo Leite (PSDB) fez uma visita (foto acima)à bancada do PT na Assembleia Legislativa, nesta quarta (7). Acompanharam ele, o vice-governador eleito, Delegado Ranolfo, e o deputado Lucas Redecker (PSDB).

Ao agradecer o espaço, Eduardo Leite destacou seu compromisso com o diálogo e a construção coletiva de saídas para o RS. “O diálogo tem que ser também com quem pensa diferente. Essa conversa inaugura uma relação de diálogo e respeito que quero manter com a bancada do PT, num processo político que é diferente do processo eleitoral”, afirmou.

Leite defendeu a aprovação da manutenção das alíquotas majoradas de ICMS por dois anos. Sobre a reposição salarial aos servidores dos outros Poderes, reconheceu a legitimidade do pleito, mas disse que é inoportuno conceder reajustes a algumas categorias quando outras seguem recebendo salários parcelados.

O líder da bancada do PT, Luiz Fernando Mainardi, saudou a iniciativa de Eduardo Leite. Demonstrou a preocupação do Partido dos Trabalhadores com os desdobramentos do processo eleitoral no cenário nacional e os riscos à democracia. “O centro da nossa atuação é de defesa da democracia. É o respeito a opinião divergente, é a abertura ao diálogo, a construção de consensos, a defesa da Constituição, lutar contra as posições conservadoras que avançaram no último período”, reforçou Mainardi.

Sobre as alíquotas do ICMS, Mainardi informou que a Bancada está analisando e deverá apresentar uma posição.  “Assim como fizemos nos temas da Lei Kandir, da Guerra Fiscal, seguiremos apresentando propostas para enfrentar a crise financeira do RS. O PSDB pode ter uma postura diferente do atual governador, que não se empenhou nestes temas importantes “, finalizou.

Agradecendo mais uma vez a oportunidade de diálogo, Eduardo Leite reafirmou seu compromisso com a democracia. “Não é a luta do bem contra o mal. Esta ideia de querer exterminar o pensamento diferente é que tem que ser descartada”, frisou.

Para o deputado Valdeci Oliveira, que participou do encontro, “é fundamental existir um canal de diálogo entre o governo e a oposição”. Ele também ressaltou a forma como a bancada vai atuar nos próximos quatro anos. “O PT, junto com o MDB, possui a maior bancada de deputados da Assembleia. Nós vamos fazer oposição ao governo eleito, mas dialogando e sendo propositivo”, destacou.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo