JudiciárioMinistério PúblicoPrefeituraRegiãoSaúde

SAÚDE. Comitê pretende atuar contra a judicialização e reduzir custos dos municípios da região central do RS

Por ANA BITTENCOURT (com foto de Divulgação), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Pioneira na redução de processos judicias, Santa Maria faz parte do Comitê Regional. Secretária Liliane Mello Duarte integra o grupo

Municípios da Região Centro do Rio Grande do Sul, entre eles Santa Maria, uniram forças para criar o primeiro Comitê Regional de Saúde do Brasil. A iniciativa, ancorada pela Associação dos Municípios da Região Centro (AMCentro), tem o objetivo de tratar os problemas de judiacialização que atingem a área da Saúde e reduzir o número de processos. O lançamento do Comitê, ocorreu na tarde de quinta-feira (08), em Santa Maria.

“Em Santa Maria, na área da Saúde Mental, por exemplo, conseguimos reduzir a judicialização em 74%, gerando economia de R$ 1,2 milhão. Essa baixa no número de processos foi possível graças a um Termo de Cooperação estabelecido entre a Prefeitura e a Defensoria Pública do Estado. Então sabemos que é possível. E o Comitê veio com esta finalidade”, afirmou o prefeito Jorge Pozzobom.

A redução da judicialização no Município, uma experiência pioneira, teve reflexo também na busca por medicamentos. As ações nesta área foram zeradas no Município. Antes do Termo de Cooperação, Santa Maria era uma das cidades com maiores gastos em ações judiciais para atender demandas em remédios, cirurgias, internações em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e tratamentos de média e alta complexidade.

O Comitê Regional da Saúde terá coordenação da juíza estadual de Direito Fabiane Borges Saraiva e da defensora pública do Estado Raquel Loy. Ainda, conta com coordenadores de comitês locais nomeados nos municípios de Agudo, São Pedro do Sul, Faxinal do Soturno, Jaguari, Júlio de Castilhos, São Francisco de Assis, São Sepé, Tupanciretã, Cacequi, Santiago, São Vicente do Sul e Restinga Seca. A secretária de Saúde de Santa Maria, Liliane Mello Duarte, responde pela comarca local.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo