LÁ DO FUNDO. Muito barulho por nada, prestígio de Pimenta, os papagaios de pirata, G11 com o principal
Por CLAUDEMIR PEREIRA (com fotos de Divulgação), Editor do Site
– Depois do bafafá e dos dias tensos, como se sabe, virou muito barulho por nada a tal moção de João Kaus, em favor do projeto Escola sem Partido.
– Arquivada na atual Legislatura, a proposta terá que percorrer todos os caminhos novamente, o que significa pelo menos uns dois anos de tramitação, até que chegue (se chegar) aos finalmentes, na Câmara dos Deputados.
– E nem se está falando da tramitação total, com a ida, depois (se aprovada) ao Senado, etapa que sequer foi alcançada agora.
– No mais, é aguardar (e o editor não duvida) que Kaus apresente um projeto semelhante em nível local. Mesmo que ele próprio saiba (afinal, estuda Direito) não ser de competência municipal, alguns dias de glória e mídia lhe serão garantidos.
– Isso, claro, na suposição de que os opositores (dentro e fora da Câmara), lhe deem essa chance. Ele aproveitará, claro.
– Questões ideológicas a parte (afinal, isso é de cada um e precisa ser respeitado), só mesmo em Santa Maria a atuação do deputado federal Paulo Pimenta, incrivelmente, sofre contestações.
– E, que se diga, não é do eleitor, que tem conferido ao parlamentar petista (foto ao lado, de Reprodução) votações consagradoras a cada quatro anos, quando disputa vaga na Câmara dos Deputados.
– O fato é que o prestígio de Pimenta é muito maior do que se imagina. Afinal, ninguém se reelege (por aclamação) impunemente líder da bancada parlamentar mais numerosa da Câmara.
– Isso acabou de acontecer e coloca o santa-mariense em posição de vanguarda na oposição. Lembrando que, na democracia, se opor é parte fundamental do jogo político. Ou não é democracia.
– Parece cada vez mais claro que, embora até o ultimo minuto não seja conveniente, mesmo que por prudência, descartar, Santa Maria não terá ninguém no Primeiro Escalão do governo Eduardo Leite.
– Aliás, uma especulação que correu no final de semana chegou a arrepiar os tucanos locais: a possibilidade, sugerida por colunista política, de permanência de Cezar Schirmer na Segurança Pública.
– De todo modo, aguarda-se a definição dos nomes, inclusive porque a cidade pode, por que não, receber indicações para o segundo escalão – o que também é importante.
– Lembra da expressão papagaio de pirata? Confira a foto acima e retire o prefeito, o vice, secretários e a reitora da UFN, Iraní Rupolo.
– Todos os demais, mas toooodos mesmo, em maior ou menor grau, buscam uma carona na foto histórica. Sim, são os ditos cujos, da por demais famosa família dos Psittaciformes.
– Ah, todos buscavam uma carona na ótima notícia (AQUI) da inauguração das novas instalações da Unidade de Saúde Floriano Rocha, no sábado. Poois é.
– Ainda não está suficientemente explicado (e talvez nunca seja) por que os que votaram contra a moção de João Kaus, contra o projeto da Escola Sem Partido, se abstiveram de defender sua posição na tribuna.
– Para fechar: apesar do entusiasmo de governistas, muito mais sentimento que realidade, se percebe agora, o fato é que o Grupo dos 11 não rachou no principal: a sucessão na Mesa Diretora da Camara.
– Diante disso, a cada dia torna-se mais inevitável que o próximo presidente do Legislativo será mesmo o dissidente Adelar Vargas, do MDB.
Relativismo atacando de novo. Não existe obrigação nenhuma de respeitar ideologia dos outros. Pelo menos não do jeito que foi escrito. Caso contrario alguém pode chegar e defender o nazismo e isto não é algo a ser respeitado.
Quanto ao Pimenta, é bom não puxar demais, vai que arrebenta. Sujeito consegue arrecadar a maioria dos votos petistas e é líder da bancada petista. Só. Para a grande maioria não tem importância nenhuma.
O que garante que no futuro alguém vai dar importância para este tipo de foto? Alás, quem dá bola para isto hoje?