EducaçãoPrefeituraSanta MariaSaúde

SAÚDE. Festa na região Oeste, com volta, após três anos, da Unidade Floriano Rocha, parceria com a UFN

Irmã Iraní Rupolo, reitora da UFN, e o prefeito Jorge Pozzobom, no descerramento da placa comemorativa da reabertura da Unidade

Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

O dia 15 de dezembro de 2018 vai ficar marcado na história da Região Oeste como a data em que a Prefeitura de Santa Maria devolveu à comunidade a Unidade de Saúde Doutor Floriano Rocha. Localizado no Bairro Juscelino Kubitschek, na Cohab Santa Marta, o posto estava fechado desde 2015 e agora passará a realizar atendimentos a partir de segunda-feira (17), totalmente reestruturado e à disposição dos usuários da Rede Pública de Saúde.

A reabertura da UBS Doutor Floriano Rocha só foi possível porque a Prefeitura se empenhou diante de diversos entraves burocráticos e teve a iniciativa de buscar parceria com a Universidade Franciscana (UFN). Por meio de um termo de colaboração entre o Poder Executivo e a instituição de ensino, a unidade básica e a equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) que funciona no mesmo local, vai oferecer equipes com enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos clínico geral, pediatra, agentes administrativos, recepcionista, agentes comunitários de saúde, auxiliar de limpeza e dentista. Ainda, a equipe será reforçada com professores e alunos dos cursos de Fisioterapia, de Nutrição e de Odontologia da UFN.

Durante a inauguração, o pedido das autoridades presentes foi um só: que a comunidade do entorno zele pelo local, cuidando do espaço para mantê-lo como está sendo entregue, limpo, organizado e equipado para receber a população.

“De 2015 para cá este prédio passou por reforma, esteve abandonado e sofreu ações de vandalismo que fizeram a Prefeitura gastar mais dinheiro público, que é de vocês, para recuperar esta Unidade de Saúde. Trabalhamos muito, cortamos gastos supérfluos, superamos entraves burocráticos, vencemos o pessimismo e hoje estamos aqui, entregando a Floriano Rocha para vocês. Cuidem, é de vocês”, afirmou o prefeito Jorge Pozzobom.

O pedido foi reforçado pela reitora da Universidade Franciscana, Iraní Rupolo, citando a colaboração da comunidade local, que pacientemente soube esperar pela reabertura do espaço.

“Vocês ajudaram e colaboraram para que hoje pudéssemos reabrir este local, abandonado durante três anos. A Prefeitura e a UFN fizeram o possível e o melhor, dentro dos campos jurídicos, administrativos e financeiros. Nosso país tem saúde e educação precárias, uma economia frágil, mas temos pessoas capazes”, disse a reitora.

COMUNIDADE FESTEJOU A REABERTURA DA UBS FLORIANO ROCHA

A comunidade local atendeu ao chamado da Prefeitura e participou da reinauguração, marcada por música ao vivo, executada pela Banda da 3ª Divisão do Exército e do cantor Junior Benaduce, além da presença do Papai Noel, distribuindo balas e pirulitos para as crianças.

Presença também de secretários de Governo, assessores, vereadores, representantes da Universidade Franciscana, servidores das secretarias municipais, especialmente da Saúde, além de representantes da construtora responsável pela obra.

A NOVA ESTRUTURA

A Unidade Básica de Saúde reinaugurada pela Prefeitura em 400 metros quadrados de área e conta com sala ginecológica, dois consultórios de enfermagem, 2 salas de Clínico Geral, 1 de sala de Pediatria, 1 sala de Fisioterapia, 1 sala de Nutrição, 2 salas de Odontologia, 1 sala de recepção, 1 sala administrativa, 1 sala do almoxarifado, 1 sala de  procedimentos, 1 sala de curativos, 1 sala de serviços gerais
1 sala de vacinas, 1 cozinha, 3 banheiros, 1 centro de esterilização de material, 1 sala de reunião, 1 sala de nebulização/ laboratório e 2 salas de espera.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo