Por GUILHERME BICCA (com informações e foto de Natália Müller), da Assessoria do Sindilojas
A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2019/2020, cujo teor prevê o funcionamento do comércio varejista de Santa Maria em dez dos quatorze feriados anuais previstos para o período, foi aprovada por unanimidade em assembleia extraordinária realizada pelo Sindilojas Região Centro, na manhã dessa segunda-feira (18).
A assembleia reuniu diretores e associados da entidade, tendo sido convocada terça-feira (12) respeitando o prazo mínimo legal. Em pauta, a aprovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria do comercial varejista. Além dos feriados, outras 76 cláusulas sociais foram discutidas. Apenas os feriados de Ano Novo, Páscoa, Dia do Trabalhador e Natal ficaram de fora do acordo proposto pelo Sindilojas ao Sindicato dos Comerciários. Isso representa o dobro de feriados aprovados na Convenção 2018/2019.
“Esse é um avanço em todos os sentidos, principalmente pra comunidade, que vai ganhar mais oportunidade de sair às compras e para os comerciários que terão aumento no prêmio para trabalhar nesses dias. Mas é também um avanço para os lojistas, que podem se organizar com antecedência para fazer suas escalas de serviço e também suas promoções no feriado. Ter organização e planejamento é importante. Isso é uma grande conquista da liberdade de empreender. Essa decisão tomada hoje é um avanço importante para o comércio de Santa Maria, que já tem os domingos livres para empreender, e agora também passa a ter a oportunidade de funcionar em quase todos os feriados”, comemorou o presidente do Sindilojas Região Centro, Ademir José da Costa.
Agora, a decisão fica nas mãos do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Santa Maria que precisa aprovar a proposta também em assembleia para que seja posta em prática. Aprovada, a decisão já passa a valer para os próximos feriados, no mês que vem, como Sexta-feira Santa e Páscoa.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.