COMÉRCIO. Lojistas aprovam acordo para a abertura em 10 feriados. Agora, falta a decisão de comerciários

COMÉRCIO. Lojistas aprovam acordo para a abertura em 10 feriados. Agora, falta a decisão de comerciários

COMÉRCIO. Lojistas aprovam acordo para a abertura em 10 feriados. Agora, falta a decisão de comerciários - sindilojas-1

Assembleia extraordinária do Sindicato dos Lojistas da Região Centro definiu, hoje, chancelar o acordo feito com líderes dos comerciários

Por GUILHERME BICCA (com informações e foto de Natália Müller), da Assessoria do Sindilojas

A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2019/2020, cujo teor prevê o funcionamento do comércio varejista de Santa Maria em dez dos quatorze feriados anuais previstos para o período, foi aprovada por unanimidade em assembleia extraordinária realizada pelo Sindilojas Região Centro, na manhã dessa segunda-feira (18).

A assembleia reuniu diretores e associados da entidade, tendo sido convocada terça-feira (12) respeitando o prazo mínimo legal. Em pauta, a aprovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria do comercial varejista. Além dos feriados, outras 76 cláusulas sociais foram discutidas. Apenas os feriados de Ano Novo, Páscoa, Dia do Trabalhador e Natal ficaram de fora do acordo proposto pelo Sindilojas ao Sindicato dos Comerciários. Isso representa o dobro de feriados aprovados na Convenção 2018/2019.

“Esse é um avanço em todos os sentidos, principalmente pra comunidade, que vai ganhar mais oportunidade de sair às compras e para os comerciários que terão aumento no prêmio para trabalhar nesses dias. Mas é também um avanço para os lojistas, que podem se organizar com antecedência para fazer suas escalas de serviço e também suas promoções no feriado. Ter organização e planejamento  é importante. Isso é uma grande conquista da liberdade de empreender. Essa decisão tomada hoje é um avanço importante para o comércio de Santa Maria, que já tem os domingos livres para empreender, e agora também passa a ter a oportunidade de funcionar em quase todos os feriados”, comemorou o presidente do Sindilojas Região Centro, Ademir José da Costa.

Agora, a decisão fica nas mãos do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Santa Maria que precisa aprovar a proposta também em assembleia para que seja posta em prática. Aprovada, a decisão já passa a valer para os próximos feriados, no mês que vem, como Sexta-feira Santa e Páscoa.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *