Por MELISSA BULEGON (com foto de Divulgação), da Assessoria de Imprensa do evento
O longa-metragem “Legalidade” (imagem acima) foi o escolhido para ser exibido na abertura do 13º Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC). A solenidade será no dia 29 de outubro, às 19h, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A entrada é gratuita.
Após a exibição, haverá bate-papo com o diretor do filme Zeca Brito e a crítica de cinema santa-mariense Bianca Zasso, reafirmando uma das principais características do festival que é o debate com o público. O filme se passa em 1961, em meio ao golpe militar, e retrata o movimento popular liderado pelo então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, para garantir a posse do presidente João Goulart. O longa gaúcho entra em cartaz nos cinemas em 12 de setembro.
O SMVC ocorre entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro e tem como tema “Cinema para todas”, uma reflexão sobre o protagonismo da mulher no audiovisual. A escolha, segundo Luciano Ribas, um dos organizadores, reflete a importância de dar visibilidade para as mulheres produtoras audiovisuais.
“A sociedade como um todo é muito machista e o audiovisual não é diferente. Ele tem uma estrutura muito dominada pelos homens. Por isso, achamos fundamental fazer essa autocrítica e mostrar o papel da mulher nele”, diz Ribas.
INSCRIÇÕES – O festival faz parte do calendário cinematográfico brasileiro desde 2002. Teve uma pausa de quatro anos e voltou ano passado. De acordo com Ribas, este é um ano de consolidação da nova fase. Mais de 70 curtas-metragens já se cadastraram para concorrer no festival.
As inscrições vão até o dia 13 de setembro e devem ser feitas no site do evento. As obras podem concorrer na Mostra de Santa Maria e Região, na Mostra Nacional, ou em ambas. Os curtas devem ter no máximo 25 minutos de duração, incluído os créditos, e sido finalizados a partir de 1º de janeiro de 2018.
A Mostra de Santa Maria e Região tem 12 categorias que serão premiadas com o Troféu Vento Norte. Já a Nacional tem 14. O SMVC também vai entregar o Prêmio Clayton Coelho de Direitos Humanos e o Troféu Cineclube Lanterninha Aurélio.
APOIO – O SMVC é um evento gratuito, realizado em praça pública, graças ao apoio de membros da comunidade e instituições da cidade. Para colaborar, entre em contato com a organização pelo site ou pela página no Facebook.
Esta edição é realizada pela Filmes de Junho Produtora, IdeiaAção Design e Planejamento e Padrinho Conteúdo e Assessoria.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.