Claudemir PereiraJornalismo

SALA DE DEBATE. Esquerda/Direita na agenda, as finanças municipais, os projetos inconstitucionais…

Editor(E), mediador Roberto Bisogno e convidados: Giorgio Forgiarini, Werner Rempel, Ruy Giffoni e Eduardo Rolim (foto Gabriel C. Prado)

Um punhado de assuntos relativos à democracia e as diferenças de opinião e ideologia. Talvez esse seja um bom resumo para o tema tratado por um bom punhado de tempo do “Sala de Debate” desta quinta-feira, entre meio dia e 1 e meia, na Rádio Antena 1. Com a mediação de Roberto Bisogno, grande interferência dos ouvintes, questões como “Esquerda” e “Direita” pautaram a conversa da qual participaram, além deste editor, os convidados do dia, Eduardo Rolim, Ruy Giffoni, Werner Rempel e Giorgio Forgiarini.

Além desse megatema, o “Sala” tratou de vários outros assuntos, inclusive sobre o afastamento, via judicial, do Prefeito de Bagé. Mas ganharam destaque, sobretudo, questões politico/econômicas, como as finanças públicas municipais (que serão objeto de audiência pública amanhã, na Câmara) e a aprovação de projetos considerados inconstitucionais pela área técnica do Legisltivo.

PARA OUVIR O “SALA” DE HOJE, BLOCO POR BLOCO, CLIQUE NOS LINQUES ABAIXO!!!

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. OK, mas houveram anos em que o varejo da aldeia viram correr os rios de vinho e mel.
    Consulta médica particular está 400 pila na média.
    Problemas psicossomáticos, nada que um bom chá de casca de vaca não cure.
    Ninguém joga 500 bilhões na ralo impunemente.
    Ôpa! Quando a economia está de vento em popa são liberais, quando a coisa encrespa viram ‘desenvolvimentistas’? Governo não tem muita margem para estabelecer políticas para ‘criar empregos’, ‘movimentar a economia’. Primeiro porque não tem dinheiro. Segundo porque intervir na economia seria uma sinalização que atrasaria ainda mais a recuperação.
    Não vão ver mesmo, tem uma crise internacional incubando. É cíclico. Tem que avisar antes para não parecer que é desculpa depois.

  2. Termo moderno é ‘recall’.
    Em Bagé adicionalmente tem um processo de abuso de autoridade correndo. No mais, sem ver o processo comentar é temeridade.
    Argumento capenga. É possível dizer que não tinha know-how, tanto que foi ‘pego’.
    TCU tem lista com preços referenciais. Passo o resto.
    De novo, quem diz que ele não ouviu no corredor que iria ser preso e daí fez a crítica? Autorização judicial saiu de onde, STJ?
    Casarão da Vale Machado, passo.

  3. Desde quando ‘tem que ser a favor de alguma coisa’? Viés autoritário não se esconde muito tempo. As pessoas não devem ser nada além do que desejam ser.
    Conselhos são soviets. Serviam para ‘esquentar’ decisões de cima, eram todos aparelhados.
    Molusco tá preso babaca! E pode-se falar nele o quanto se quiser!
    Tenho sérios problemas cognitivos, há debatedores que simplesmente saem com umas que não consigo entender.
    Para começo de conversa a ‘Grécia antiga’ era formada por Cidades-Estado independentes, com costumes próprios e diferentes entre si. Exemplo citado corresponde a Esparta. Familia romana era parecida com a ateniense.
    Marx copiou a sociedade planejada (alás copiou muita coisa de muita gente) de Esparta.
    Tecnologia pode proporcionar o ressurgimento da democracia direta. Gostem ou não.
    Formação positivista de Getúlio começou na Escola Preparatória e Tática de Rio Pardo. Queria ser oficial do exército. Acabou desligado por conta de uma rebelião por falta d’água ou coisa parecida.

  4. Todos tem uma concepção de mundo. Pode eventualmente, em maior ou menor grau, enquadrar-se dentro de esquemas de pensamento que são classificados academicamente como ‘ideologia’. Se as pessoas forem questionadas na rua aleatoriamente sobre determinadas soluções para determinados problemas acabarão fazendo, através das concordâncias, uma salada de fruta ideológica.
    Apaixonam-se com a teoria e não olham para o mundo real. Prestes e Lamarca estudaram na mesma instituição de ensino superior.
    Mais uma vez a conveniência, Serra e Efeagá foram criticados, agora são aliados. Se as conveniências mudarem outros poderão entrar na mesma categoria.
    ‘Democracia ameaçada’ é a palavra de ordem da esquerda, mas não tem nada no mundo real que ecoe isto. Alás, quando a maioria do Congresso estava comprada com dinheiro de corrupção as mesmas pessoa não falavam em ameaça a democracia.
    Falar até papagaio fala. Alas minutos atrás Rempel disse que o que as pessoas falam não interessa, interessa o que fazem.
    KaKa B17 é a boca do Olavo de Carvalho. No ambiente externo outro influenciador é Steve Bannon. O resto é teoria da conspiração.

  5. Sim, na República Popular Democrática da Coréia, nome oficial da Coréia do Norte, comunista, a população participa ativamente nas decisões.
    Getúlio namorou com o fascismo italiano quando foi conveniente e apelou para o populismo de esquerda quando conveniente. Na verdade nunca deixou de ser positivista.
    Conceito do doutor também é furado. Na concepção clássica o que distinguia uma da outra era a velocidade das mudanças. Na própria revolução francesa esquerda era os que queriam a república, direita era os que desejavam uma monarquia constitucional nos moldes britânicos.
    ‘Progressista’ é um rótulo autocongratulatório dos vermelhinhos e desqualificador dos adversários. Tem muito analfabeto funcional estufando o peito para dizer que é ‘progressista’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo