BASTIDORES. Governo perde um vereador, lideranças do PT e da oposição definidas, Cidadania e Aliança
Por Maiquel Rosauro
O governo Pozzobom começará 2020 no Legislativo mais fraco do que nunca esteve na atual gestão. A situação retomará os trabalhos na Casa com um grupo de nove vereadores contra 11 da oposição.
O vereador Francisco Harrisson (MDB), que retomou a vaga ocupada pelo suplente Cezar Gehm (MDB), afirmou ao Site que não fará parte de nenhum dos grupos antagônicos, adotando uma postura de neutralidade. Desde a semana passada, ele é pré-candidato a prefeito pelo MDB.
Eram 16…
No primeiro ano do atual mandato, em 2017, o governo Pozzobom tinha 16 vereadores contra apenas cinco da oposição. Em 2018, o jogo virou, com a oposição alcançando a maioria por 11 x 10.
Ano passado, o governo voltou a ter maioria (10 x 11), mas a oposição deu o troco em dezembro, quando Luci Duartes – Tia da Moto (PDT) trocou de lado na eleição da Mesa Diretora.
Governo
O governo Pozzobom ainda não sabe quem será seu líder na Câmara este ano. Em 2019, o posto foi defendido por Cezar Gehm.
Oposição
Entre os oposicionistas, Valdir Oliveira (PT) seguirá na liderança.
PT
O Partido dos Trabalhadores (PT) realizou sua primeira reunião de bancada no ano, na manhã de segunda-feira (17). No encontro, ficou decidido que Daniel Diniz seguirá à frente da liderança da bancada.
O encontro, que contou com a presença do presidente do partido, Sidinei Cardoso e do deputado estadual Valdeci Oliveira, também teve como pauta a questão das indicações do PT para a composição das comissões permanentes da Câmara, cuja definição ocorrerá na sessão de quinta-feira (20), às 15h, a primeira do ano.
“Vamos seguir fazendo nosso trabalho com muito diálogo e respeito aos colegas, a missão de líder da bancada do principal partido de oposição ao governo Pozzobom ultrapassa fronteiras partidárias e ideológicas, é necessário muita habilidade e bom trânsito com demais bancadas para discutirmos o melhor para a cidade”, afirma Diniz.
Cidadania
A colunista da Revista Novo Espaço, Luciane Caurio, é a nova pré-candidata ao Parlamento pelo Cidadania. Na foto divulgada pelo partido, ela posa ao lado do presidente municipal da sigla, Arthur Heinze, e do pré-candidato a prefeito, Evandrinho Behr.
Behr, entretanto, não é o único pré-candidato ao Executivo da sigla. Márcia Teston também está no páreo. O partido deverá decidir, no início de março, quem será seu representante à majoritária.
Aliança
O ex-presidente do PSL/SM, Patric Lüderitz, participou do simpósio do Aliança pelo Brasil, sábado (15), na Assembleia Legislativa. O ato contou com um mutirão em busca das 492 mil assinaturas necessárias para formar a sigla.
Ente os presentes estava a deputada federal Bia Kicis, do Distrito Federal, expulsa do PSL no fim do ano passado. Ela gravou um vídeo ao lado de Lüderitz.
“Venham fazer parte do Aliança pelo Brasil, é hora da renovação e de deixar para traz tudo que presta e já não deu certo”, disse Bia.
Ainda bem que o Cezar ghem não se elegeu……