POLÍTICA. Kaus deixa o MDB e filia-se ao PSDB. Entenda o que levou o vereador a mudar de partido
Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Divulgação), da Equipe do Site
O fechamento da janela de troca partidária terminou com uma surpresa. O vereador João Kaus deixou o MDB, sigla em que era filiado há 17 anos, e ingressou no PSDB, legenda do prefeito Jorge Pozzobom.
“Eu não sai do partido, a direção do MDB é que se desviou de seu curso normal”, afirma Kaus.
Entre os motivos que o fizeram sair do MDB está o fato de o partido, a partir do vereador Adelar Vargas – Bolinha (MDB), ter se aliado a parlamentares de esquerda – entre eles do PT – para vencer a eleição da Mesa Diretora no Parlamento.
“O PT tem uma ideologia completamente oposta a minha de fazer política”, destacou Kaus.
Porém, o divisor de águas parece ter sido o desembarque do partido da Prefeitura, motivada pelo lançamento da pré-candidatura do vereador Francisco Harrisson (MDB) ao Executivo.
“O partido lança uma candidatura de um vereador que não tenho nada contra, mas que para mim conhece pouco o município e não está preparado ainda para exercer a função de prefeito”, afirma.
Kaus aponta que o MDB possui outros nomes que deveriam ser analisados para o cargo, mas que foram ignorados pela direção da sigla.
“Como se o vereador Francisco fosse o único capaz de assumir essa condição de compor uma majoritária à Prefeitura”, criticou.
Por fim, Kaus também criticou o momento em que a legenda deixou o Executivo, sobretudo, a Secretaria Municipal de Saúde, que era comandada por Harrisson.
“Achamos também que o partido, a partir do Francisco, abandonou a Secretaria de Saúde no momento que a cidade mais precisa”, alega Kaus, relacionando seu ponto de vista à atual pandemia de coronavírus.
Harrisson atuou como secretário municipal de Saúde durante um ano e retornou ao Legislativo no dia 10 de fevereiro. O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de covid-19 no Brasil (e em toda a América Latina) em 26 de fevereiro. A doença havia sido contraída por um homem de 61 anos, que mora em São Paulo, e fez uma viagem para a Itália entre 9 e 21 de fevereiro.
Ja pode ir pro zorra total, dona trocadilho
Agora o governo Po Sou Bom ficou um verdadeiro Kaus