COVID-19. Cidade participa, de hoje até segunda, da 2ª etapa de testes rápidos para estudar o coronavírus
Da Superintendência de Comunicação da Prefeitura Municipal (texto e foto)
A população de Santa Maria é convidada a participar da segunda fase da pesquisa para revelar a proporção de infectados pelo coronavírus. Deste sábado (25) até a segunda-feira (27), profissionais e acadêmicos da área da saúde estarão em nove cidades gaúchas com a meta de realizar 4,5 mil testes rápidos e entrevistas.
A pesquisa inédita, encomendada pelo Governo do Estado à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), irá mapear os casos da Covid-19 em solo gaúcho, avaliar a velocidade da disseminação e fornecer subsídios para estratégias de Saúde Pública baseadas em evidências científicas.
O cronograma da pesquisa tem quatro rodadas de exames e entrevistas, realizadas em intervalo de duas semanas entre cada uma. As próximas fases ocorrerão de 9 a 11 de maio e de 23 a 25 do mesmo mês.
Para realizar os testes rápidos na população, entrevistadores visitarão 500 residências em Santa Maria e nas cidades de Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Passo Fundo e Caxias do Sul. Em cada município, são sorteados aleatoriamente, conforme dados do IBGE, os domicílios que entram no estudo. Já nos domicílios, um novo sorteio determina o morador que realizará o teste rápido.
A participação dos moradores é muito importante, recebendo os entrevistadores em suas casas para que possam coletar as informações necessárias. Todos têm a identificação do estudo em um cartão de identificação, além de vestirem máscaras, óculos, luvas e aventais para proteção. Em Santa Maria, os entrevistadores são ligados à UFSM, com coordenação da professora Marinel Mór Dall’agnol, do Departamento de Saúde Coletiva da UFSM, e à Prefeitura, tendo apoio da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Referência Municipal da Covid-19.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
É só olhar o mapa da pesquisa do pessoal de geografia da UFPEL para ver que existe problema de amostragem na pesquisa. Qualidade e quantidade.