ELEIÇÕES 2020. É época de conhecer as famílias dos pré-candidatos a prefeito municipal. E sobram vídeos!
Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Reprodução), da Equipe do Site
Como começar uma pré-campanha eleitoral em uma era dominada pelas redes sociais? A maioria dos pré-candidatos a prefeito de Santa Maria não teve dúvida, apostou na família. Jader Maretoli (Republicanos), Evandro Behr (Cidadania), Sergio Cechin (PP) e Luciano Guerra (PT) já relembraram suas origens ou apresentaram seus familiares em postagens no Facebook e no Instagram. Mas há uma exceção. Marcelo Bisogno (PDT) iniciou com foco na política.
O vereador Luciano Guerra divulgou nesta quarta-feira (19) o primeiro vídeo de uma série que promete mostrar sua trajetória pessoal e política. Com o título de Origens, a primeira publicação, que tem pouco mais de quatro minutos, apresenta um pouco da infância e da juventude do petista no Distrito de Palma. Destaque para a trilha sonora, que busca criar um clima de superação.
Estratégia semelhante foi adotada pelo pastor Jader Maretoli, que na semana passada estreou a série Jornada. O primeiro vídeo foi gravado durante um café da manhã em sua casa e apresentou sua esposa, Érika, e os filhos Joseph e Asaph. A postagem já rendeu mais de 4,9 mil visualizações e se destaca pela fofura das crianças que não param quietas um segundo sequer.
Na terça (18), Jader divulgou o segundo episódio, mostrando um pouco dos trabalhos sociais que ele desenvolve em Santa Maria.
O vice-prefeito Sergio Cechin (PP) também mostrou um pouco de sua intimidade, no final de semana, ao apresentar sua família. Quem roubou a cena foi a sua mãe, dona Giselda, que disse cozinhar para o filho todos os dias. O cardápio é para gringo nenhum botar defeito: risoto, massa, lasanha e rondelli. Ah, e a massa é caseira. Quem assistir consegue até pegar a receita.
O empresário Evandro Behr, há duas semanas, fez um registro sobre seu pai, o ex-prefeito de Santa Maria Evandro Behr. Na postagem, ele revelou que, na infância, queria ser bombeiro e astronauta, sendo incentivado por seu pai a ir atrás dos seus sonhos.
Os vídeos de Behr, Cechin, Jader e Guerra têm em comum o tom informal, com os pré-candidatos caminhando, sentados à mesa, dirigindo ou buscando interação com os familiares ou com quem estava gravando.
O jornalista Marcelo Bisogno, por outro lado, buscou um tom mais sóbrio, parado em frente à câmera e falando diretamente a quem assiste. Desde o dia 8 de agosto, ele já divulgou quatro vídeos gravados em pontos turísticos de Santa Maria: o Largo da Biblioteca Pública, a Gare da Viação Férrea (duas vezes) e a Vila Belga.
Entre os temas tratados estão desenvolvimento, Brique da Vila Belga, crise financeira e o futuro do município (abaixo). Destaca-se em todos os vídeos a enorme legenda: “Pré-candidato a prefeito Marcelo Bisogno”.
Pozzobom
O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) ainda não anunciou sua pré-candidatura à reeleição e suas publicações diárias são, quase todas, relacionadas à Administração Municipal. O que não significa que sua família passe longe de suas redes sociais. Na noite desta quarta (19), por exemplo, ele fez uma publicação sobre o Dia do Ciclista ao lado de sua esposa, Janice.
Kuakuakuakuakua! É um festival!
Cidade não vai analisar a origem do candidato a genro da filha como era ‘nos antigamente’.
Alguém já fez entrevista para emprego e apresentou vídeo da família?
Curriculo vem com formação, experiência, realizações anteriores e perspectivas. Só marqueteiro tosco tem idéias deste tipo.