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EXCLUSIVO. Travessia Urbana significará aporte de R$ 300 milhões para Santa Maria. Projeto pronto em abril

Em dia indefinido, mas certamente em abril, Santa Maria conhecerá, em detalhes, o projeto da Travessia Urbana. Quem o esmiuçará, em seminário que será organizado pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT) e pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism), é o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), Hideraldo Caron.

Este sítio, no entanto, antecipa algumas importantes informações – colhidas a partir de três fontes diferentes, do meio empresarial e político, mas totalmente inseridas nos bastidores da elaboração do projeto. Foi possível, em conversas separadas, na última semana, descobrir detalhes da proposta.

O principal dado: não mais os R$ 180 milhões estimados inicialmente, mas cerca de R$ 300 milhões serão investidos naquela que é, certamente, a principal obra viária do centro do Rio Grande do Sul e beneficiando diretamente Santa Maria. Para se ter uma idéia, isso significa mais ou menos o dobro do troco do Plano de Aceleração do Crescimento destinado à boca do monte. Ou metade do orçamento anual da boca do monte.

Há alguns dias, uma reunião (segundo foi informado ao sítio) entre o analista de infraestrutura do DNIT em Santa Maria, engenheiro João Carlos Tonetto, responsável técnico de todo o projeto, e o deputado Pimenta, analisou em detalhes a proposta. Que, aliás, é composta de quatro subprojetos que compõem o plano de travessias urbanas do município.

Embora guardados “a sete chaves”, alguns detalhes é possível informar, com absoluta convicção. Inclusive porque, ainda que de forma muito rápida, o editor viu o mapa constante do projeto inicial, que compreende o trecho entre os trevos do Castelinho e da Uglione, na BR 158.

Mas, quais são esses subprojetos e que, somados, significam as três centenas de milhões em investimento?

1) Os 14 quilômetros do trecho entre o Castelinho e o trevo da Ulbra. Há pelo menos três conjuntos de viadutos, contemplando, por exemplo, a esquina da rua Duque de Caxias com a BR 158. Esse era o projeto inicial. Que, agora, tem outras três grandes obras.

2) Melhorias na Faixa Nova de Camobi, no trecho entre a BR 158 e a Base Aérea de Santa Maria.

3) Melhorias na BR 392, no sentido Santa Maria-São Sepé (o trecho seria de pelo menos cinco quilômetros). E

4) Melhorias na BR 158, entre o trevo da avenida Walter Jobim e o trevo alternativo de acesso ao bairro Tancredo Neves.

É um projetão, cá entre nós. E os recursos investidos não têm precedência nas últimas décadas, em Santa Maria. Nem mesmo os 110 km da ligação com Rosário do Sul podem servir de parâmetro.

Há dúvidas, ainda, sobre o tempo que demandará. Mas é viável, e há fontes para obtenção dos recursos federais, segundo apurou o sítio. Também pode ser colocado na conta, e garantir otimismo em relação à consecução do trabalho, um fator político que não pode ser desconsiderado: a atuação direta de Pimenta.

Embora não tenha conversado com o parlamentar, um interlocutor muito próximo a ele não deixou por menos: “se a faixa de Rosário representa a principal obra do segundo mandato do deputado Pimenta, o plano de travessias urbanas de Santa Maria será a grande realização de seu terceiro, modernizando o sistema viário de Santa Maria”.

Amém!

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15 Comentários

  1. @Baxinho da Borracharia
    Ele pintou umas marcas na Presidente e até agora NADA.
    Pintou de amarelo, cor usada para marcações oficiais. Uns pontilhados atrapalham, pois não se sabe, de longe, se é uma indicação de via…
    A tinta vai sumir e o conserto…. NADA. Da p´roxima vez que use outra cor…

  2. São obras deste porte que garantem para Santa Maria uma efetiva vantagem competitiva na disputa por investimentos produtivos. Parabéns a todos os envolvidos, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, entidades como a CACISM, o grupo de trabalho liderado pelo Sr. Vilson Serro e principalmente o Dep. Pimenta que, inquestionavelmente, tem protagonismo nesta ação.

  3. Mais do que nunca o que se espera é maturidade e união por Santa Maria. Sou contra Pimenta vir para prefeito. Ele já foi e Santa Maria não quiz. Ele é um Deputado de verdade de todo RS

  4. Claudemir furou todo mundo com esta notícia. A mídia tradicional, como ele diz, deve estar se mordendo. Inclusive muita assessoria de imprensa gostaria de dar esta notícia hehehee). Com travessia urbana de Santa Maria, nem precisaremos ir para Porto Alegre sambar no Carnaval….. (brincadeira). O trânsito tá mto díficl em Santa Maria. Essa notícia já pagou meu voto…

  5. Te cuida Pimenta.Logo vai aparecer alguém se dizendo pai da criança.Até hoje a faixa de Rosário,tem quem se declare responsável, imagina essa baita novidade,vai chover artista. Essa é a grande obra para Santa Maria. O trânsito esta caótico e só mesmo com um grande projeto poderá ter uma solução definitiva. Isso vai mudar a cidade

  6. Parabéns a Santa Maria, nós merecemos os melhores investimentos e o melhor da política.
    Penso que cada vez mais o tempo nos mostra que acertamos em acreditar no trabalho do deputado Pimenta ele continua honrando a confinaça depositada nele.

    òtima notícia, essa Claudemir.

  7. Há alguns anos o trabalho do deputado Pimenta merece ser destacado. Mesmo sendo oposição em Santa Maria, o parlamentar demonstra gosto em ajudar Santa Maria. Eu sou testemunha. Moro na Vila Prado e trabalho em Camobi, utilizo todos os dias, de moto, a BR 287 para ir trabalhar. Ano passado, tive a oportunidade de conversar com Pimenta no calçadão, onde levei um abaixo-assinado solicitando uma sinaleira na Capitão Vasco da Cunha com a BR. A conversa durou menos de 5 minutos e 20 dias depois a sinaleira, que era um sonho difícil de ser realizado, estava instalada. Agora com a travessia urbana será uma nova cidade. Parabéns para quem trabalha hoje pensando no futuro. Não estarei vivo, mas daqui uns 40 anos trecho da Ulbra até o Castelinho será conhecido como Avenida Paulo Pimenta.

  8. Parabéns PIMENTA os Santamarienses e a região centro
    reconheseram o teu trababalho na ultima eleição con-
    tinuas assim a população vai saber cada vez mais quem
    traz verbas para nossa cidade e região,quanto trabalho
    vem junto para SANTA MARIA.

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