EDUCAÇÃO. Anos Iniciais da Rede Municipal de SM superam a meta nacional no IDEB. Confira os dados
Da Superintendência de Comunicação da Prefeitura, com foto de JOÃO ALVES (Arquivo/AIPM)
Os Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino alcançaram a média de 5,8 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O Resultado fica acima da meta nacional para esta categoria, que era de 5,7. Além de superar o indicador estabelecido para o País, os Anos Iniciais das Escolas Municipais de Santa Maria também ficaram acima dos índices previstos para os Municípios brasileiros (5,4) e para o conjunto das escolas que compõem a rede pública no Brasil (5,5). O IDEB referente ao ano letivo de 2019 foi divulgado na terça-feira (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Secretária de Educação, Lúcia Madruga, comemora os indicadores alcançados no IDEB, pois são resultados positivos ao Município. A titular da pasta comenta que o crescimento foi significativo nos Anos Iniciais.
“Conseguimos verificar um aumento na média em relação à versão anterior, de 2017, e também a superação da meta nacional. Nos Anos Finais, embora não tenhamos superado a meta (5,2), mantivemos a média de indicador do levantamento anterior (4,6). Dá para verificar que os investimentos feitos na educação do Município estão se refletindo no processo de aprendizagem dos nossos alunos, o que resulta nestes bons resultados do IDEB”, salienta Lúcia.
Além dos indicadores gerais, a secretária celebra alguns destaques. Ela menciona a Escola Municipal Ensino Fundamental (EMEF) Antonio Gonçalves do Amaral, no Bairro Camobi, que tem os índices mais altos do Município nos Anos Iniciais (7,4) e nos Anos Finais (6,3).
Sobre percentuais, Lúcia fala sobre a EMEF Pedro Kunz, no Bairro Passo das Tropas, que se destacou no indicador deste ano, pois teve um crescimento de 58% no índice dos Anos Iniciais em relação a 2017. E a EMEF Pinheiro Machado, no Bairro Pinheiro Machado, cresceu 42% no indicador dos Anos Finais em relação à última divulgação do IDEB.
Para a superintendente do setor pedagógico da Secretaria de Educação (SMED), Gisele Bauer Mahmud, são muitos fatores que interferem para que as instituições de ensino melhorem seus indicadores, e que precisam ser considerados na hora da análise do resultado. Como as estratégias estabelecidas para participação das famílias dos estudantes, as metodologias adotadas e recursos pedagógicos apropriados. Também o processo de avaliação e acompanhamento da aprendizagem estabelecido pela escola, assim com a busca ativa constante que promove a frequência e combate à evasão e o insucesso escolar.
Gisele cita a EMEF Pedro Kunz, que é uma escola do campo, para mostrar como a união do Poder Público, corpo docente, estudantes, familiares e comunidade, pode apresentar bons resultados, respeitada a especificidade dessa modalidade e a diversidade do seu contexto.
“Não olhamos o indicador isoladamente, porque os diferentes contextos sociais, o Projeto Pedagógico, a diversidade de recursos e metodologias, o acompanhamento permanente da aprendizagem também influencia muito nos resultados. A Secretaria, junto com as escolas, faz um esforço imenso pela qualificação e valorização dos professores e servidores, e ver resultados como estes nos deixa muito feliz e nos encoraja a investir mais na educação municipal com vistas a alcançar as Metas estabelecidas pelo Plano Municipal de Educação”, destaca a superintendente pedagógica.
Dados
Anos Iniciais
– 48 escolas avaliadas
– 32 com resultados divulgados
– 16 sem resultado divulgado
– Índice do Município – 5,8
– Meta nacional – 5,7
– Meta estadual – 5,9
– Meta de Santa Maria – 6,0
– Número de escolas acima da meta nacional (5,7) – 26
– Número de escolas que apresentaram crescimento em relação ao último IDEB – 14
Anos Finais
– 38 escolas avaliadas
– 15 com resultados divulgados
– 23 sem resultado divulgado
– Índice do Município – 4,6
– Meta nacional – 5,2
– Meta estadual – 5,1
– Meta de Santa Maria – 5,5
– Número de escolas acima da meta nacional (5,2) – 9
– Número de escolas que apresentaram crescimento em relação ao último IDEB – 9
Escolas que demonstraram maior crescimento no IDEB
Anos Iniciais
– EMEF Pedro Kunz – 58%
– EMEF Lívia Menna Barreto – 15%
– EMEF Antonio Gonçalves do Amaral – 12%
Anos Finais
– EMEF Pinheiro Machado – 42%
– EMEF Alfredo Winderlich – 17,7%
– EMEF Pão dos Pobres – 17%
Melhores resultados IDEB 2019
Anos Iniciais
– EMEF Antonio Gonçalves do Amaral – 7,4
– EMEF Duque de Caxias – 7,2
– EMEF Francisca Weinmann – 7,1
Anos Finais
– EMEF Antonio Gonçalves do Amaral – 6,3
– EMEF João Hundertmark – 5,8
– EMEF Padre Nóbrega – 5,5
Educação no Brasil é tao ruim (a minha não foi diferente) que não tira 10 nem em prova de autoavaliaçao.