Por FRITZ R. NUNES (com informações da UFSM e imagem de Reprodução), da Assessoria da Sedufsm
Enquanto o governo Bolsonaro ataca os servidores públicos através do projeto de reforma administrativa (PEC 32/20), esses (as) trabalhadores (as) mostram na prática a importância das tarefas que realizam. É o caso, por exemplo, de docentes e técnicos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que desde o início da pandemia de coronavírus têm colocado sua estrutura em favor do combate à doença. Dados mais recentes, divulgados no último dia 20 de setembro, mostram que a UFSM já ultrapassou os 20 mil testes para detecção da Covid-19.
Os testes vêm sendo realizados tanto no campus sede, em Santa Maria, como no campus de Palmeira das Missões. Foram realizados, até o dia 20, 9.781 testes em Santa Maria, abrangendo 30 cidades da região, enquanto em Palmeira das Missões foram realizados 10.373 testes, de uma população que abrange 47 municípios. O total de testes realizados alcançou 20.154. Os testes que deram positivo foram de 1.278 (13,06%) em Santa Maria e 1.763 (17%) em Palmeira das Missões. (Confira a tabela acima)
Para que a UFSM pudesse realizar esse trabalho, uma série de outras entidades colaboraram, além de inúmeros cidadãos e cidadãs, que realizaram depósitos na conta destinada a arrecadar recursos no Banco do Brasil. Dentre as entidades colaboradoras, a EBSERH-HUSM, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP), Sicredi, entre outras.
Quem quiser colaborar para que o trabalho de testes continue, a conta disponível no Banco do Brasil é:
BB, agência 1484-2, conta corrente 43051-X
Fatec UFSM, Covid-19
CNPJ: 89.252.431/0001-59.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.