ELEIÇÕES 2020. Vice-presidente do PP faz campanha sem máscara e, depois da repercussão, assume “erro”
Por MAIQUEL ROSAURO (com imagem de Reprodução), da Equipe do Site
Um vídeo protagonizado pelo vice-presidente do Progressista de Santa Maria, Marco Jacobsen, repercute de forma negativa nas redes sociais. As imagens, retiradas dos seus Stories, mostram ele criticando a Lei da Máscara, de autoria do Executivo Municipal, e depois fazendo campanha sem o uso do acessório.
“E ele aqui sai da cartilha, sem máscara, sem obedecer a essa lei estúpida que foi sancionada por esse prefeito”, diz Jacobsen no início do vídeo que vem sendo compartilhado no WhatsApp.
Em seguida, o dirigente do PP indica que está realizando campanha na Zona Oeste de Santa Maria. Em sua postagem ele usa hashtag “#nomask” (sem máscara, em inglês) e marca o candidato a prefeito Sergio Cechin (PP).
“Estou fazendo uma caminhada sem máscara, com certeza, chegando aqui na T. Neves”, diz ele.
Em determinado momento, ele encontra o secretário geral do partido, André Ribeiro, que está dentro de um comércio usando máscara. Porém, Ribeiro retira ao acessório ao se aproximar de Jacobsen.
O vídeo vem sendo divulgado, sobretudo, pelos adversários políticos de Cechin, que inseriram uma trilha sonora de fundo e as frases “Esses são os que querem uma Santa Maria melhor?”, “Por causa de atitudes como esta, a nossa cidade está ne bandeira vermelha.” e “Não é sobre política, é sobre salvar vidas!”.
O uso de máscaras de proteção facial contra a covid-19 é obrigatório, em Santa Maria, desde o dia 1º de outubro, enquanto durar a pandemia (Lei Municipal 6485/2020). Quem descumprir a lei, está sujeito a multa de R$ 106 a R$ 568, podendo dobrar o valor conforme a última multa aplicada. A legislação foi proposta pelo Executivo Municipal, aprovada no Legislativo e sancionada pelo prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), que concorre à reeleição.
“Eu errei!”, diz Jacobsen
O Site entrou em contato com o vice-presidente do PP/SM, na manhã deste domingo (4). Ele afirma que errou, mas não deixou de criticar a Prefeitura de Santa Maria.
“Realmente foi um erro pessoal meu ter feito estes vídeos sem tomar os devidos cuidados, diante da falta de planejamento e ineficácia por parte da Prefeitura que usa de todos os recursos federais e estaduais, mas, mesmo assim, nos arrastou para a bandeira vermelha. Eu errei!”, disse Jacobsen.
Partido vai analisar situação do vice
A recepção do vídeo foi péssima entre os progressistas, que serão chamados para debater o assunto. O presidente municipal do PP, Mauro Bakof, afirma que a postagem é uma ação pessoal de Jacobsen e não representa o posicionamento e estatuto do partido.
“Primamos pelas leis, pela moral e bons costumes, e, em função disso, amanhã (segunda-feira, 5) convocaremos a Executiva para tratar do assunto”, disse Bakof.
O presidente ressalta ainda que o PP/SM prima pela liberdade, porém não descumpre às leis.
“Podemos não concordar com alguma lei, mas jamais descumpriremos. Respeitamos”, afirma Bakof.
Esta é a chapa que diz que vai cuidar das pessoas. Com gente da área da saúde inclusive, apoiando. Medieval.
Objetivo atingido! Conseguiu os 15 minutinhos de fama dele. Tomara que seja multado, já que não acredita que usar máscara diminui o risco de contaminação.