LÁ DO FUNDO. PSB e lista à Câmara, Podemos fora, política e amizades, debate desta segunda e o trololó
Por CLAUDEMIR PEREIRA (com foto de Guto Guterres e imagem de Reprodução), Editor do Site
– A foto acima, feita no Calçadão Salvador Isaía na manhã de sábado, mostra o que é a regra em Santa Maria na relação entre partidos e candidatos.
– O cumprimento entre o deputado petista Paulo Pimenta e o candidato do PDT à Prefeitura, Marcelo Bisogno, apenas demonstra que eles são eventuais adversários, e não inimigos.
– Repita-se: isto é o habitual na boca do monte. Sim, há exceções. Mas são exatamente isso, e não contam para o conjunto do exercício da política. Afinal, civilidade é essencial.
– Os primeiros casos de indeferimento (as razões e os detalhes estão AQUI ) de candidaturas, publicados com primazia na madrugada de sábado aqui no site, suscitam pelo menos duas observações.
– Uma, na verdade, é pergunta. O PSB perdeu um dos integrantes da sua lista, no caso a militante Rosalina Paz, excluída pela Justiça. Poderá substituí-la?
– Em caso negativo, o cumprimento da legislação que garante 30% de vagas na nominata para mulheres não fica prejudicado?
– O outro partido prejudicado é o Podemos, que teve todas as suas candidaturas cassadas pela Justiça, pela óbvia razão de não ter valido a convenção que os escolheu.
– Relembrando, o partido se dividiu entre o apoio a Jorge Pozzobom e Sérgio Cechin. Decisão estadual, validada pelo Judiciário, garantiu a aliança com o atual prefeito.
– Inconformados, os derrotados fizeram um encontro assim mesmo e registraram candidaturas à Câmara, agora negadas judicialmente.
– Não se tem notícia, até o momento, de indicação de outros nomes para concorrer. A tendência, aliás, é oposta: o Podemos só apoia a reeleição de Pozzobom. E não concorre ao Legislativo.
– O grande evento deste início (e talvez dela inteira) da semana é o primeiro (único no turno inicial?) debate entre os candidatos a prefeito de Santa Maria.
– Com a presença de até 60 pessoas, incluídos candidatos, assessores e produção, se tem como certas as devidas garantias sanitárias oferecidas pelos promotores.
– Estes são, no caso, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism), o Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon) e a subsecção de Santa Maria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
– Estão confirmados os seis candidatos: Evandro Behr (Cidadania), Jader Maretoli (Republicanos), Jorge Pozzobom (PSDB), Luciano Guerra (PT), Marcelo Bisogno (PDT) e Sérgio Cechin (PP).
– Há um punhado de maneiras para acompanhar o confronto, inclusive pelas redes sociais, mais exatamente as páginas do Facebook, das três entidades.
– O Diário de Santa Maria também anuncia a transmissão ao vivo, através de sua fanpage no Facebook e na TV Diário (canais 26 e 526, na Claro Net).
– Para fechar: creia, já há avaliações nas principais campanhas à Prefeitura, com contestações sobre a forma e o conteúdo dos programas no trololó eletrônico. Mudanças? No correr dos dias serão notadas.
Rose, qual o problema em fazer uma brincadeira, piada ou ironia?
Meu querido filho, este sitio não é a ” a praça é nossa “, portanto poderiamos ter mais de 50 mil visualizaçoes e graças a essas confusões temos pouco mais de 20 mil e cuide de ti o que me parece já ser o bastante.
Para quem acredita em ‘exemplos’: Bisonho e Capsicum passaram álcool gel depois?
Candidato petista não decola sem Capsicum e Valdeci. Marketeiro resolveu vender de que é ‘novidade’, ‘contra os que sempre estiveram aí’, algo do gênero. Patético.
Candidata a edil propondo ensino de ecologia ou conservação, basicamente biologia. Inconstitucional não é possível mudar currículo no nível municipal.
Se não falarem em URSAL, vaChina, vermelhinhos, Privatiza Tudo, Foice & Martelo, ditatura Bolivariana e Cidadão de Bens, nem assisto rsrsrsrs
A senhora esta bem ou esta com algum problema de cabeça ?