ELEIÇÕES 2022. Ebulição no MDB do Rio Grande, com ações de grupo pró-Heinze, bolsonarista do PP/RS
Definição do nome ao Piratini seria em dezembro, mas há quem queira prévias
Reproduzido do Site do Correio do Povo / Pela colunista Taline Oppitz
A indefinição que marca o cenário interno no MDB gaúcho, sobre o caminho a ser adotado na disputa ao Piratini em 2022, levou dirigentes emedebistas a entrarem em campo para minimizar movimentos isolados e a ampliação de um racha. Segundo o presidente do MDB de Porto Alegre, Tiago Simon, a decisão do diretório municipal, de defender a decisão de prévias, visa, de fato, mais tempo para o debate, mas jamais a possibilidade de o MDB não contar com candidato próprio ao governo gaúcho.
Vozes isoladas do partido, no entanto, tinham a expectativa de uma construção com o pré-candidato do PP, Luis Carlos Heinze. A ampliação do cronograma para a definição do candidato, segundo Tiago Simon garantiu à coluna, tem dois objetivos: convencer José Ivo Sartori a concorrer ou buscar um nome que seja capaz de viabilizar a união partidária.
Presidente estadual do MDB e um dos cotados para disputar as prévias, caso elas aconteçam, o deputado Alceu Moreira vai pelo mesmo caminho. “Não há a menor possibilidade de o MDB não ter candidato. Podemos ter mais tempo para discussões e realizar as prévias, se for a vontade majoritária, mas interesses pessoais e egos não irão se impor. O MDB disputará o Piratini com representante próprio”, disse em entrevista ao programa ‘Esfera Pública’, da Rádio Guaíba.
Caso Sartori não seja convencido a disputar, além de Alceu, deve estar no páreo o presidente da Assembleia, deputado estadual Gabriel Souza. Considerando as manifestações, a definição sobre quem será o candidato não se dará em 4 de dezembro, como estabelecia o calendário original divulgado pela executiva estadual do MDB. O desfecho, porém, não pode ir além do início do próximo ano, devido à antecipação dos movimentos partidários no Estado.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.