BASTIDORES. Arquivado processo contra Vargas, CPI e comércio aberto até meia-noite na Black Friday
Subcomissão de Ética entendeu que não foram comprovadas irregularidades

Por Maiquel Rosauro
Está arquivado o processo disciplinar contra o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, João Ricardo Vargas (PP). O relator da subcomissão de ética, Pablo Pacheco (PP) apresentou parecer pelo arquivamento da representação externa movida pelo advogado Jonas Stecca, sendo seguido pelos demais parlamentares do colegiado, Admar Pozzobom (PSDB) e Marina Callegaro (PT).
A subcomissão entendeu que não foram comprovadas irregularidades pontuadas por Stecca ou mesmo a prática de atos antirregimentais. O advogado também solicitava desagravo público (pedido de desculpas) em favor de Blattes em razão dos acontecimentos da sessão de 12 de agosto (AQUI).
Na votação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Ricardo Blattes (PT) se declarou impedido. Os demais vereadores acompanharam o relator.
“Não tive acesso ao relatório ainda, mas fiquei satisfeito, porque acredito que foi dado o encaminhamento correto. O importante é focarmos nas pautas importantes que tramitam na casa, como a Lei Orçamentária”, afirmou Vargas por meio de sua assessoria.
Shopping Independência
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Shopping Independência, que apura possíveis irregularidades no cumprimento do contrato entre a Prefeitura e a administradora do empreendimento, realizará audiência pública nesta quarta-feira (24), às 18h, no Plenário do Legislativo.
“Na audiência, concederemos a palavra para a sociedade civil manifestar-se a respeito do Shopping Independência. É uma oportunidade única para levantar críticas e alternativas que possam contribuir ao relatório da CPI”, informa o presidente da CPI, Pablo Pacheco.
O colegiado também é composto por Admar Pozzobom (PSDB), vice-presidente, e Luci Duartes – Tia da Moto (PDT), relatora.
Black Friday
O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) publicou decreto autorizando a abertura estabelecimentos comerciais a exercerem suas atividades das 7h à meia-noite, na sexta-feira (26), data em que ocorre a Black Friday (AQUI).
No mesmo decreto, o prefeito salienta que a medida não revoga as obrigatoriedades quanto às normativas que dizem respeito ao controle da covid-19, permanecendo obrigatório o cumprimento de normas sanitárias como: controle de distanciamento, limite de ocupação de espaço físico, uso de máscara e, uso de álcool em gel, entre outras.
A Black Friday (sexta-feira negra, em tradução livre) marca o início da temporada de compras natalinas, data conhecida por significativas promoções. O evento teve origem nos Estados Unidos e foi adotado por diversos países ao redor do mundo, incluindo o Brasil.
Pois é. Circo no Casarão. Não muito fã de rankings, mas é o que desenha o municipio para quem é de fora. Centro de Liderança Pública tem um para medir a competitividade. São mais de 60 indicadores de mais de 400 municipios com mais de 80 mil habitantes (se não me engano). Santa Maria ocupa o 98º lugar. Caiu 20 posições em relação a 2020. Perdeu em acesso a educação, em meio ambiente e em acesso a saúde. Perdeu em inovação e dinamismo economico. Perdeu em telecomunicações. Perdeu em funcionamento da maquina publica. Mortalidade materna. Perdeu no IDEB. Alás, Recife ocupa o 55º lugar. Ponta Grossa o 96º lugar. É perto? É. Mas subiu 9 posições em relação a 2020. Municipio acéfalo dá nisto.