ECONOMIA SOLIDÁRIA. Feicoop a caminho de se tornar evento oficial do calendário turístico do País
CCJ da Câmara dos Deputados aprova projeto apresentado por Paulo Pimenta
Da Assessoria de Imprensa do Deputado Federal
Nesta quarta-feira, (11), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) foi aprovado o Projeto de Lei 10169/18, de autoria do Deputado Federal Paulo Pimenta, que prevê a inclusão da Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), realizada anualmente em Santa Maria/RS, no Calendário Turístico Oficial do País. O PL agora segue para a aprovação em Plenário.
Para Pimenta, ter esta etapa vencida com sucesso é um momento muito especial: “Eu tive a oportunidade de acompanhar os primeiros passos deste projeto juntamente com Dom Ivo Lorscheiter e a caminhada da Irmã Lourdes Dill, que é reconhecida no mundo inteiro. Continuaremos realizando iniciativas para fortalecer ainda mais ações como esta, que transforma a realidade de milhares de pessoas através da solidariedade. Seguimos atentos aos próximos passos da tramitação do projeto, com a esperança de que teremos êxito”, destacou o deputado.
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Deputado Estadual Valdeci Oliveira, comentou sobre a iniciativa: “a aprovação na CCJ é um passo muito importante para que a matéria venha a ser apreciada no plenário logo ali adiante. Isso mostra a força, a qualidade e o alcance dos projetos de economia solidária desempenhados em Santa Maria, entre eles a Feicoop, o Feirão Colonial e o Projeto Esperança/Cooesperança. Parabéns ao deputado Pimenta, autor da iniciativa, e aos demais parlamentares que votaram favoravelmente à matéria. Viva a luta de Dom Ivo Lorscheiter, da irmã Lourdes Dill e de tantos homens e mulheres que lutam por essa bandeira social tão importante. Tenho muito orgulho de fazer parte daqueles que sempre apoiaram a inclusão social a partir do associativismo, da organização popular e da geração de trabalho e renda.”, destacou Valdeci.
A Feicoop começou com uma pequena experiência regional em 1994, e foi se ampliando ao longo da história com a participação de diversos Empreendimentos de Economia Solidária, representantes de Entidades, Municípios, Estados, Países e Continentes.
Mas isso já é há muito tempo!