ELEIÇÕES 2022. Apesar das resistências, MDB/RS já elabora um roteiro que levara à aliança com Leite
Reuniões de prefeitos e vereadores da sigla vão antecipar decisão pró-acordo
Reproduzido do Site do Correio do Povo / Texto da colunista Taline Oppitz
O dia seguinte à passagem do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, pelo Rio Grande do Sul, foi marcado por articulações. Apesar de resistências e críticas públicas de lideranças como José Ivo Sartori e Cezar Schirmer, o caminho, definitivamente, foi alterado. A tendência atual, e que já movimenta os bastidores para se concretizar, é a de apoio ao pré-candidato do PSDB, Eduardo Leite, com Gabriel Souza na vice. “A maré veio e dificilmente retornará”, disse um líder do MDB à coluna. Os próximos passos para concretizar o revés na candidatura própria passam pelo apoio das bases partidárias.
Na próxima segunda-feira, às 18h, ocorrerá a reunião da associação de prefeitos do MDB, que deve se posicionar em favor da aliança. Depois, será a vez da associação de vereadores do partido, que devem seguir pelo mesmo caminho. Ala considerável do MDB gaúcho, após idas, vindas e impasses que marcam o cenário desde a escolha de Gabriel Souza como representante fez as contas políticas e passou a optar pelo pragmatismo.
Nacionalmente, a situação do MDB não é menos complexa. Apesar de ter lançado a senadora Simone Tebet como pré-candidata ao Palácio do Planalto, o partido não está com ela, que precisará suar para evitar surpresas na convenção. Emedebistas não escondem e falam publicamente, sem rodeios ou vergonha que partido conta com duas alas majoritárias que não irão mudar até a eleição. Uma delas apoia Jair Bolsonaro. A outra, Lula. E assim, o MDB nacional vai mantendo a prática de estar no poder independentemente do resultado das urnas.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.