Nesta quarta-feira, às 9 da manhã, a Câmara de Vereadores promove uma solenidade em que vai homenagear os 100 anos da morte de João Cezimbra Jacques. Ele foi militar e o primeiro escritor santa-mariense a publicar um livro, conforme texto enviado pelo Legislativo. Também é considerado precursor do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
O evento terá transmissão ao vivo da TV Câmara, no canal 18.2 da TV aberta e pelo canal do Legislativo no YouTube
O homenageado foi militar, o primeiro escritor santa-mariense a publicar um livro, além de precursor do Movimento Tradicionalista Gaúcho. www.youtube.com/tvcamarasantamaria.
A seguir você confere texto do professor e escritor Orlando Fonseca, colaborador deste site, e que é o inspirador do que acontecerá no Legislativo na manhã de hoje. Acompanhe:
“Centenário da Morte de João Cezimbra Jacques
Nossa cidade tem uma dívida de gratidão para com o seu primeiro escritor, autor de um dos símbolos mais marcantes de sua história, patrono de um movimento cultural que já transpôs as fronteiras de nosso estado. Neste dia 27 de julho, quando se completam cem anos de sua morte, a Câmara de Vereadores promove uma homenagem a João Cezimbra Jacques.
Este conterrâneo publicou em 1883 o primeiro livro escrito por um santa-mariense, Ensaio sobre os costumes do RGS. Em seu livro Assuntos do Rio Grande do Sul, de 1912, publicou um conto, “Imembuy”, que viria a ser considerada a lenda do Município, embora seja uma criação literária do autor, patrono da Cadeira 19 da Academia Rio-Grandense de Letras.
Por ter criado a primeira agremiação para celebrar os costumes gaúchos, em 1898, foi escolhido pelo MTG como seu patrono. Por tudo isso, Cezimbra Jacques merece todo nosso reconhecimento, o que em parte será celebrado na Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Santa Maria, quarta-feira, 27, às 9h.
(a) Orlando Fonseca”
Muito justa homenagem, parabéns ao Prof° Orlando, que há muito traz essa pauta como reivindicação para cidade que muitas vezes e oportunidades não valoriza os seus. Sem mais.