CulturaDestaque

CULTURA. Câmara faz solenidade e homenageia primeiro escritor de SM, João Cezimbra Jacques

100 anos após sua morte, a justa lembrança do autor do conto “Imembuy”

João Cezimbra Jacques morreu há 100 anos. Ele é o primeiro escritor de SM e será homenageado pela Câmara (Imagem de Reprodução)

Nesta quarta-feira, às 9 da manhã, a Câmara de Vereadores promove uma solenidade em que vai homenagear os 100 anos da morte de João Cezimbra Jacques. Ele foi militar e o primeiro escritor santa-mariense a publicar um livro, conforme texto enviado pelo Legislativo. Também é considerado precursor do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

O evento terá transmissão ao vivo da TV Câmara, no canal 18.2 da TV aberta e pelo canal do Legislativo no YouTube

O homenageado foi militar, o primeiro escritor santa-mariense a publicar um livro, além de precursor do Movimento Tradicionalista Gaúcho. www.youtube.com/tvcamarasantamaria.

A seguir você confere texto do professor e escritor Orlando Fonseca, colaborador deste site, e que é o inspirador do que acontecerá no Legislativo na manhã de hoje. Acompanhe:

Centenário da Morte de João Cezimbra Jacques

Nossa cidade tem uma dívida de gratidão para com o seu primeiro escritor, autor de um dos símbolos mais marcantes de sua história, patrono de um movimento cultural que já transpôs as fronteiras de nosso estado. Neste dia 27 de julho, quando se completam cem anos de sua morte, a Câmara de Vereadores promove uma homenagem a João Cezimbra Jacques.

Este conterrâneo publicou em 1883 o primeiro livro escrito por um santa-mariense, Ensaio sobre os costumes do RGS. Em seu livro Assuntos do Rio Grande do Sul, de 1912, publicou um conto, “Imembuy”, que viria a ser considerada a lenda do Município, embora seja uma criação literária do autor, patrono da Cadeira 19 da Academia Rio-Grandense de Letras.

Por ter criado a primeira agremiação para celebrar os costumes gaúchos, em 1898, foi escolhido pelo MTG como seu patrono. Por tudo isso, Cezimbra Jacques merece todo nosso reconhecimento, o que em parte será celebrado na Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Santa Maria, quarta-feira, 27, às 9h.   

(a) Orlando Fonseca

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Muito justa homenagem, parabéns ao Prof° Orlando, que há muito traz essa pauta como reivindicação para cidade que muitas vezes e oportunidades não valoriza os seus. Sem mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo