DestaqueSanta Maria

CIDADE. Certificados de Direito Real de Uso são entregues a cerca de 260 famílias do Bairro Km 3

‘Escrituras’ são ápice das ações de regularização fundiária da Prefeitura de SM

Prefeito Pozzobom entregou primeiro Certificado – para a moradora Nelsa Terezinha da Silva Freitas (Foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

Por Diniana Rubin / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Mais de 260 famílias que residem no Bairro Km 3  viveram um dia que ficará para sempre na lembrança. Na tarde ensolarada deste sábado (27), a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, entregou matrículas de imóveis para moradores da localidade. As Concessões de Direito Real de Uso (CDRUs) fazem parte da regularização fundiária que vem sendo realizada em diversos bairros do Município.

A iniciativa ocorreu na área verde do bairro, entre as ruas Luiz Castagna e Amaral. Na ocasião, o prefeito Jorge Pozzobom destacou a satisfação de vivenciar esse importante momento junto à comunidade. 

“É uma alegria participar da entrega desse documento porque é uma vitória de todos, principalmente de vocês, que já aguardam há muito tempo. Lembro também das mais de quatro mil entregas de escrituras que realizamos no Bairro Nova Santa Marta. Lá, muitas pessoas aguardavam há mais de 30 anos pela escritura. As concessões dão dignidade às famílias. Tenho muito orgulho da comunidade do Km 3. Aqui podemos comemorar e celebrar a obra da Estação de Tratamento de Esgoto. Com a pandemia, aumentou mais de 60% o investimento em materiais, por isso, rescindimos o contrato com empresas que não honraram os prazos para a conclusão da obra, mas afirmo que a Unidade de Saúde vai ser construída. Ainda, preciso destacar que para chegar ao dia de hoje, as pessoas não têm noção do trabalho e da grande burocracia que enfrentamos. Agradeço pela dedicação e comprometimento do Wagner, do Juliano e toda sua equipe”, falou o prefeito, pedindo uma salva de palmas para o trabalho da secretaria.
Foi o prefeito que entregou a primeira CDRU do dia nas mãos da dona de casa Nelsa Terezinha da Silva Freitas, que assinou o documento emocionada. 

“Esperei mais de 15 anos por esse momento. Hoje é um dia muito feliz, pois, finalmente a casa é minha vida”, disse ela. 

Expedito Dias Siqueira, também morador do Km 3, já aguardava há mais de 40 anos para ter em mãos a matrícula. 

“Hoje é um dia importante na minha vida. Uma grande satisfação o que estou vivendo. Fico muito agradecido”, comemorou Siqueira. 

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Juliano Soares, também participou do evento e explicou a real importância da matrícula.
“Esse documento é a segurança jurídica para que o morador possa movimentar o seu imóvel. Por exemplo, quem recebeu o documento, agora, poderá realizar financiamentos para ampliá-lo ou reformá-lo e ainda, daqui a cinco anos, terá segurança jurídica para vendê-lo”, lembrou o secretário, acompanhado do adjunto, Wagner Bitencourt

De acordo com a pasta, o trabalho da Prefeitura de Santa Maria foi feito com recursos municipais e federais e não se resume apenas à entrega das certidões. Pelo contrário, passa também por investimentos na infraestrutura do Loteamento Km 3 e levantamento das condições sociais dos moradores…”

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo