ELEIÇÕES. Eduardo Leite vira o duelo no Facebook, mas ainda perde para Onyx Lorenzoni no Instagram
Vitória no primeiro turno repercutiu no desempenho nas redes do nome do PL
Por Maiquel Rosauro
Está acirrado o duelo entre Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB) pela atenção dos gaúchos nas redes sociais. Com o resultado do pleito do primeiro turno, as interações de Onyx seguiram o resultado das urnas e estouraram no Facebook e no Instagram. Mas nas últimas duas semanas, Leite vem em forte recuperação.
Entre os dias 3 e 17 de outubro, ambos produziram 405,5 mil reações em suas fanpages, entre reações, comentários e compartilhamentos – conforme dados da ferramenta CrowdTangle. O tucano lidera com 211,4 mil reações contra 194,1 mil de Onyx. Porém, os seguidores do candidato do PL parecem estar mais engajados no Facebook, com 25,2 mil compartilhamentos contra 9,1 mil de Leite no período.
O melhor desempenho de Onyx foi alcançado em 6 de outubro, com 69,747 reações apenas naquele dia graças, sobretudo, ao vídeo abaixo, gravado com o presidente Jair Bolsonaro (PL).
O melhor dia de Leite no Facebook foi em 14 de outubro, com 34,652 reações. A postagem que liderou o engajamento foi um trecho do debate promovido na Rádio Gaúcha, naquele mesmo dia, em que Onyx admite que não tomou a vacina contra covid-19.
No Instagram, entre curtidas e comentários, Onyx lidera com 507,4 mil reações contra 473,4 mil de Leite, entre 3 e 17 de outubro. Junto, ambos provocaram 980,8 mil reações.
O melhor dia de Onyx na rede social foi 3 de outubro, com 171,744 interações, um dia após o segundo turno. A publicação que mais se destacou foi um vídeo de 36 minutos, publicado ao lado de sua esposa, Denise Veberling.
Leite alcançou o ápice em 13 de outubro, com 84,564 interações. A postagem com maior quantidade de engajamentos é uma imagem contra preconceito sofrido pelo candidato.
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