PARTIDOS. “Mudaram totalmente a ideologia do partido”, diz Jair Binotto sobre a derrocada do PTB
Ex-presidente municipal do PTB analisa os motivos que levaram ao fim da sigla
Por Maiquel Rosauro
“Triste sentir um partido que a gente ajudou a construir aqui em Santa Maria, que tinha um número de deputados, senadores, vereadores e prefeitos acabar da forma que está acabando”. É desta forma que Jair Binotto, histórico ex-militante do PTB santa-mariense analisa o FIM da legenda.
Binotto, durante 25 anos foi filiado ao PTB. Ele DEIXOU a legenda em março, alegando que a ideologia da sigla havia sido esquecida. Mesmo longe da agremiação, ele lamenta a fusão com o Patriota.
“As pessoas que ficaram no partido mudaram totalmente a ideologia, uma sigla onde Getúlio Vargas deixou sua marca, o trabalhismo. Partido que marcou os trabalhadores, com a conquista da Carteira de Trabalho”, reflete.
Nos últimos anos, o partido abraçou o bolsonarismo e seu então presidente, Roberto Jefferson, até tentou filiar o presidente Jair Bolsonaro (PL) – que no passado já integrou a sigla.
Outro ponto salientado por Binotto para a desidratação do PTB é o fato de que suas lideranças deixaram de ouvir e respeitar as bases.
“Eles decidem sozinhos, os estatutos partidários são modificados, as decisões são tomadas em Brasília e não há consulta às bases. Com isso, as pessoas vão se desgostando. Acredito que esse é o maior motivo da decadência do PTB no Brasil”, pondera.
A fusão com o Patriota irá gerar o Mais Brasil. Segundo informações do portal Uol, para fechar o acordo o Patriota exigiu que Roberto Jefferson – atual presidente de honra do PTB – NÃO_TENHA nenhum cargo na Executiva Nacional do novo partido e nem comande nenhum diretório estadual. No domingo (23), Jefferson JOGOU granadas e atirou contra polícias federais que cumpriam uma ordem de prisão.
PTB e PDT são siglas geriatricas. Importancia beirando o zero.