CinemaCulturaEstadoMundo

CINEMA. Parceria entre Iecine e instituto uruguaio permite sessão inédita no RS

Esta informação me chega através do santa-mariense Luiz Alberto Cassol, presidente do Conselho Nacional de Cineclubes e diretor do Instituto Estadual de Cinema. O intercâmbio entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, que vale em todas as áreas, conforme o interesse já demonstrado pelo governador Tarso Genro, começa a render frutos.

Um deles na área cultural e mais exatamente no cinema. O quê? Saiba, conferindo o material produzido pela assessoria de comunicação do Iecine. O texto é da jornalista Mônica Kanitz. A seguir:

 “Pré-estreia inaugura parceria cultural entre RS e Uruguai

A produção uruguaia MAL DÍA PARA PESCAR, inédita em Porto Alegre, ganha uma sessão de pré-estréia nesta terça-feira (dia 21 de junho), às 19h, na Sala Norberto Lubisco (térreo da Casa de Cultura Mario Quintana – Andradas, 736). A exibição marca o início da parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura, através do Instituto Estadual de Cinema (Iecine-RS), e o Instituto de Cinema e Audiovisual do Uruguai (Icau). 

Este intercâmbio é resultado de uma política de aproximação entre os governos do Rio Grande do Sul e do país vizinho e na qual, segundo o próprio governador Tarso Genro, o setor audiovisual terá um papel de destaque. A sessão desta terça-feira também anuncia, oficialmente, a realização da 1ª Mostra de Filmes Contemporâneos Uruguaios e do 1º Seminário de Produção e Cooperação Cinematográfica no Mercocul. As atividades serão realizadas na Cinemateca Paulo Amorim em setembro, com a presença de produtores e realizadores dos paises do Conesul e com apoio do Fórum Entre Fronteiras.

A pré-estreia de MAL DÍA PARA PESCAR ainda se insere na homenagem que o governo do Rio Grande do Sul presta ao general Artigas, o grande herói da história do Uruguai nascido há 247 anos. Entre as atividades que marcam a aproximação entre os dois países está a inauguração de um busto do general Artigas na Praça da Alfândega, no centro histórico de Porto Alegre, e um coquetel de confraternização das representações do Brasil e Uruguai na Casa de Cultura Mario Quintana.

MAL DÍA PARA PESCAR é um filme do diretor Alvaro Brechner, de 2009, que participou da Semana da Crítica no Festival de Cannes e ganhou vários prêmios da Associação de Críticos do Uruguai, incluindo melhor filme, direção, ator, roteiro e fotografia. A história gira em torno de um lutador europeu que está em final de carreira e busca uns trocados fazendo apresentações por vilarejos da América do Sul. Seu empresário insiste em apresentá-lo como um atleta extraordinário e invencível, nem que para isso tenha que enganar o público e aplicar pequenos golpes. É uma trama que aborda temas como a amizade e a lealdade, sem deixar de lado a melancolia e o humor tipicamente uruguaios. MAL DÍA PARA PESCAR será exibido na versão original e a sessão tem entrada franca.” 

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo