JudiciárioMídia

JUDICIÁRIO. Manchete é considerada tendenciosa e jornal O Globo terá que indenizar Garotinho em R$ 20 mil

Outro dia, perguntaram a este repórter: por que você não publica quando os veículos da mídia tradicional ganham uma causa? A resposta: às vezes o sítio publica, sim. Mas não é, concorda-se, a regra. Afinal, eles têm todo o espaço possível para isso e não dão a notícia, porque faria o serviço por eles?

Dada essa explicação, vamos ao oposto. Sim, quando eles perdem, o único jeito de ver isso disponível é dando a informação. Certo? Então, acompanhe essa, divulgada pela revista eletrônica especializada Consultor Jurídico. E deixando claro que ainda há possibilidade de recurso. A reportagem é de Marília Scriboni. A seguir:

Garotinho será indenizado por manchete de O Globo

Como equilibrar valores constitucionais, como a liberdade de expressão e o direito à honra, de modo que um não vá ferir o outro? A desembargadora Maria Augusta Vaz de Figueiredo, da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, respondeu à questão em um caso que envolvia o hoje deputado federal Anthony Garotinho (PR) e o jornal O Globo. A publicação foi acusada de caluniar o político, e agora deverá indenizá-lo em R$ 20 mil, por decisão unânime da 1ª Câmara Cível.

“Não se pode deixar de reconhecer a presença da equivalência dos direitos fundamentais com os próprios princípios constitucionais, em face de sua incontestável relevância, e devemos perseguir a harmonização e proporcionalidade dos bens protegidos”, escreveu a desembargadora, relatora do caso, explicando porque preferiu a aplicação da eficácia horizontal dos princípios constitucionais.

Era época de eleições presidenciais quando o jornal O Globo veiculou reportagem sobre o então candidato, sob os títulos “Garotinho usou avião de bandido” e “Jatinho não está na lista de doadores”. O leitor só entenderia o título quando lesse o texto…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo