DestaqueSanta Maria

INFÂNCIA. Prorrogadas até 12 de maio inscrições de candidatos a vaga de conselheiro tutelar em SM

Eleição acontece em 1º de outubro e há série de requisitos a ser preenchidos

Da Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal / Com imagem de Reprodução

A Prefeitura, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), comunica que as inscrições para as pessoas interessadas em disputar a eleição de novos Conselheiros Tutelares de Santa Maria foram prorrogadas até 12 de maio. 

A eleição está prevista para ocorrer em 1º de outubro. No total, serão eleitos por votação 15 conselheiros que vão atuar em toda a cidade. Em Santa Maria há três unidades de Conselhos Tutelares que estão localizados nas regiões Leste, Centro e Oeste do Município. Para mais informações acesse este link.

A primeira etapa do processo consiste no registro das candidaturas e entrega de documentos. As inscrições devem ser feitas junto à sede do Comdica de Santa Maria (Rua dos Andradas, 1.465 – Centro, Casa dos Conselhos) de segunda a sexta-feira, 8h ao meio-dia e das 13h30min às 17h. Dúvidas e informações também podem ser obtidas pelo contato: (55) 3174-1522. Ao entregar o requerimento de inscrição, o candidato deverá apresentar original e cópia dos documentos, em envelope lacrado.

O processo de escolha dos novos conselheiros tutelares será feito em etapas. Primeiramente, os interessados devem fazer o registro da candidatura e entregar os documentos na sede do Comdica de Santa Maria. Após a análise dos documentos, ocorrerá a homologação das candidaturas. Na sequência, será aplicado um teste de conhecimentos e, também, uma avaliação de aptidão mental e psicológica. Ainda, os candidatos precisam participar do curso de formação, e no final de agosto, passa a ser permitido realizar campanha eleitoral.

A eleição será para o quadriênio de 10 de janeiro de 2024 a 9 de janeiro de 2028. O processo de escolha será acompanhado pela Comissão Especial do Processo de Escolha de Conselheiros Tutelares, conforme divulgado na Resolução 004/2023. Os conselheiros eleitos vão atuar em regime de dedicação exclusiva, tendo jornada de trabalho de segunda a sexta-feira e plantões nos dias de semana, finais de semana e feriados. A remuneração será de R$ 3.277,96.

Requisitos para quem pode se candidatar:

– Reconhecida idoneidade moral

– Ter idade superior a 21 anos no ato de posse

– Ser residente no município de Santa Maria

– Ser eleitor regularmente inscrito

– Possuir escolaridade mínima de Ensino Médio completo

– Possuir aptidão mental e psicológica para o exercício da função

– Ser aprovado em curso preparatório na área da Infância e Juventude

– Ter sido aprovado em prova única e exclusivamente sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente

– Não exercer cargo público efetivo, de confiança ou eletivo no Executivo ou no Legislativo

– Estar quite com as obrigações militares – para candidatos do sexo masculino

– Não ter sido penalizado com a destituição da função de Conselheiro Tutelar, nos últimos cinco anos

– Ter, no mínimo, dois anos de experiência em pelo menos, um dos eixos de promoção, proteção, defesa e controle dos direitos das crianças e dos adolescentes.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo