DestaqueSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Brussel Summit, contra as drogas, literatura infantil e eventos para o campo

Decimo e Gabbi na Bélgica. E ainda: concurso literário, tecnologia no campo...

Vice-prefeito municipal Rodrigo Decimo e assessor superior Ronnie Gabbi no Brussel Summit, na Bélgica (Foto Divulgação/Prefeitura)

Por Paulo André Dutra

* Mudanças climáticas, migrações, crescimento urbano, desigualdade social, inovação e sustentabilidade estiveram em debate no Brussel Summit, de 12 a 15 de junho em Bruxelas (Bélgica).

* Mais de 300 cidades de todo o mundo, contabilizando mil personalidades políticas, especialistas e representantes da sociedade civil estiveram presentes

* Representando Santa Maria, o vice-prefeito Rodrigo Decimo e o assessor superior Ronnie Gabbi participaram da programação.

* “O Summit foi muito rico por diversos pontos de vista. Percebemos que as cidades têm suas particularidades, mas alguns problemas são comuns a todos, o que permitiu que diferentes nações pudessem trazer suas contribuições ao debate”, afirma Decimo.

* Grandes metrópoles do mundo passam por processos semelhantes ao Santa Maria na ressignificação de espaços históricos, destacam os gestores, referindo-se ao Distrito Criativo Centro-Gare.

* A Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide está com inscrições abertas para o 11º Concurso de Literatura Infantil Ignez Sofia Vargas até o dia 18 de julho.

* Serão dois concursos, ambos promovidos pela Academia Santa-mariense de Letras. Neste primeiro momento será escolhido o texto vencedor, e, entre 1º e 25 de agosto, será feita a escolha do ilustrador.

* O 1º colocado terá a publicação de seu texto em livro ilustrado, e o recebimento de 50 exemplares, mais o valor de R$ 1 mil. O anúncio dos vencedores será em 24 de julho.

* Os interessados em participar devem comparecer na Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide. Todas as informações AQUI.

* O Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen) com apoio da Secretaria de Saúde e Polícia Federal dão início na quarta-feira (21) à programação da Semana da Conscientização e Prevenção às Drogas.

* Compõem a agenda de atividades dinâmicas de articulação, divulgação dos serviços e blitz informativa. Confira AQUI.

* O evento é alusivo ao Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado em 26 de junho, data que marca o encerramento da programação local.

* Criado em 1989, o Comen tem como função atuar no controle social para as políticas públicas do município contra álcool e outras drogas, além de auxiliar na fiscalização e repressão ao tráfico.

* Transferência de tecnologia da academia para o campo é o que não falta, principalmente na UFSM. Só nesta sexta-feira (16) aconteceram um encontro sobre noz-pecã e um workshop de avicultura.

* No dia 27 de junho, acontece o encontro do Projeto de Ovos Coloniais da Região Central (informações AQUI).

Seminário apresentará resultados que atendem diferentes tamanho de propriedades rurais na utilização da tecnologia do sulco-camalhão (Foto Divulgação/Embrapa)

* No dia 22, o Centro de Ciências Rurais da UFSM recebe o II Seminário do Projeto Sulco – Produção de Soja e Milho Irrigados em Sistema Sulco-Camalhão em Terras Baixas, promovido pela Embrapa.

* A tecnologia permite as práticas de irrigar e drenar o solo, ou seja, amenizar a seca e o encharcamento das lavouras aplicado a diferentes culturas. Confira mais AQUI.

* O evento, com programação de um dia, vai apresentar resultados do Projeto e o uso de suas tecnologias, contando com a participação de empresas privadas parceiras.

* Serão apresentados resultados em área de agricultura familiar, demonstrando a viabilidade da tecnologia em diferentes propriedades, destaca o pesquisador da Embrapa, José Maria Parfitt.

* O evento é destinado a técnicos de extensão rural, empresas do setor, produtores rurais, estudantes e professores. A programação pode ser conferida AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Transferencia de ‘tecnologia’ na UFSM se resume a ensinar a plantar noz e criar galinha caipira. Foco na agricultura familiar. Para algo tecnologico de verdade chamam a Embrapa (que vamos combinar, funciona). Alas, lembra o distrito empulhativo. ‘Inumeros projetos de extensão’ segundo um pinoquio. Vai ver do que se trata um recruta bolsistas de arquitetura e outro recruta bolsistas para fazer um blog e produzir audiovisual. Pessoal que ‘puxa o cabo da enxada’ com vontade na UFSM muito pouco aparece. O negocio é glorificar a irrelevancia da ‘cumpanherada’, não divulgar a instituição.

  2. Que maravilha! Par de vaso na Belgica. Explicado porque o assessor de assuntos aleatorios defende o distrito empulhativo. Decimo encordoou chavões, bota ‘inovação’ nisto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo