DestaqueEstadoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Uma nova sinaleira, árvores da Praça, alimentos para nove cozinhas comunitárias

Estado avança na criação de nova loteria e a palestra sobre dengue na UFSM

Por Paulo André Dutra

Jerivás retirados da Saldanha Marinho foram transplantados na Praça Novo Horizonte, em Camobi, e na rotatória da Fernando Ferrari, no Bairro Nª Sª de Lourdes (Foto João Vilnei/Prefeitura)

* Chamou a atenção a operação na Praça Saldanha Marinho para a retiradas dos cinco jerivás na segunda-feira (14) de manhã. Grandes máquinas e caminhões estiveram em ação para o delicado trabalho.

* O transplante das árvores muda radicalmente o aspecto do espaço público, mesmo envolto em tapumes.

* A Prefeitura diz que a retirada era necessária para a adequação dos canteiros no setor dois, próximo à Rua Venâncio Aires. O trabalho foi executado pela Secretaria de Meio Ambiente.

* Já no setor 1, em frente ao Theatro Treze de Maio, teve início a execução do paisagismo no canteiro onde há bancos em concreto. No espaço, serão plantadas seis palmeiras fênix, e posterior plantio de grama-amendoim.

* Está concluída a concretagem do novo piso nesta primeira área em obras. Na sequência será colocada pedra portuguesa e granito.

Nova sinaleira fica na esquina da Escola Marieta D’Ambrosio. Acidentes causados por excesso de velocidade na Appel levaram á mudança (Foto João Vilnei/Prefeitura)

* Na esquina das Rua Appel e Tuiuti, no Bairro Fátima, uma nova sinaleira foi instalada pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

* Funcionou apenas em amarelo piscante desde a instalação, na segunda-feira (14). Na quarta-feira começa a operar normalmente em dois tempos.

* Excesso de velocidade, principalmente na Appel, e a proximidade de escolas e do CDM motivaram a mudança, explica o secretário Orion Ponsi.

* Teremos diversas feiras do produtor durante a semana em Santa Maria. Confira o cronograma.

* 2.133 kg de alimentos foram entregues na manhã desta terça-feira (15) pela Prefeitura às nove cozinhas comunitárias do município. Estiveram presentes o prefeito Jorge Pozzobom, o vice-prefeito Rodrigo Decimo e o secretário de Assistência Social, João Chaves.

* Os gêneros alimentícios foram adquiridos com verba de emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil da deputada federal Maria do Rosário.

* Deste valor, R$ 55 mil foram investidos em compra de alimentos, o que inclui a entrega desta terça-feira e outras 10 toneladas de alimentos entregues em 2022.

* O restante do recurso foi investido no curso de Padaria e Confeitaria, que formou mais de 50 pessoas em 2022 no Restaurante Popular. 

Os alimentos beneficiarão usuários das cozinhas que, juntas, distribuem mais de 15 mil refeições por mês (Foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

* Nove interessados foram autorizados a apresentar projetos para a criação de uma loteria estadual no Rio Grande do Sul.

* O Governo do Estado publicou nesta no Diário Oficial o resultado do procedimento de manifestação de interesse (PMI). As empresas têm o prazo de 120 dias para a apresentação dos estudos.

* O Programa de Educação Socioambiental da UFSM promove nesta quarta-feira (16) a palestra “Dengue: uma questão ambiental e de saúde pública”.

* Será às 16h, no auditório A do prédio 17, do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE). Informações e inscrições estão disponíveis AQUI.

* A atividade contará com a presença do superintendente da Prefeitura, Alexandre Streb; da representante da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado, Suelen da Silva Alves Saccol; e do médico de família e comunidade Luiz Felipe D. Carli.

* Santa Maria registrou cinco óbitos por dengue este ano e mais de 3.500 casos confirmados.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Dizem que o objetivo da Secretaria de Mobilidade Urbana é instalar sinaleiras dentro dos supermercados de SM. Para regular o transito de carrinhos. Enquanto isto o maior redutor de velocidade da urb é a buraqueira das ruas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo