Por Maiquel Rosauro
O campeão de votos à Câmara de Vereadores em 2016 e ex-candidato a prefeito de Santa Maria, Luciano Guerra (PT), não concorrerá a nenhum cargo eletivo em 2024. O que não significa que sua história na política tenha terminado.
“Não serei candidato em 2024. Nunca mais é uma palavra forte, mas não está em meu horizonte candidaturas”, afirma Guerra.
Radialista e, atualmente, assessor do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), Guerra deverá atuar na linha de frente da próxima campanha petista ao Executivo Municipal.
“A princípio, vou ajudar na coordenação campanha do Valdeci”, projeta.
Valdeci ainda não oficializou sua pré-candidatura à Prefeitura, mas o anúncio derradeiro aparenta ser apenas uma questão de tempo. O ex-prefeito José Haidar Farret (UB) já confirmou que será o vice de Valdeci.
Quatro vezes subprefeito
A trajetória política de Guerra começou na comunidade em que mora no Distrito de Palma, sendo eleito subprefeito quatro vezes, entre 2000 e 2008. Ele ingressou no PT em 2002 e, em 2010, foi convidado por Valdeci para integrar sua assessoria parlamentar na Assembleia Legislativa.
Em 2012, concorreu pela primeira vez a vereador, sendo eleito com 2.551 votos. Em 2016, Guerra foi o candidato mais votado ao Legislativo, com 4.215 votos. Na ocasião, obteve a maior votação da história de um candidato do PT à vereança em Santa Maria.
Em 2020, tentou conquistar a Prefeitura com o vereador Marion Mortari (PSD) de vice. A dupla acabou ficando de fora do segundo turno, na eleição em que Jorge Pozzobom (PSDB) foi reeleito prefeito concorrendo contra o vice-prefeito Sergio Cechin (PP).
Vai ser subprefeito de novo ou vão arrumar cabide para ele numa secretaria?