Reproduzido do Site do Correio do Povo / Com foto de Mauricio Tonetto/Secom/Arquivo
Uma onda de calor vai aumentar o risco de tempestades no Rio Grande do Sul no final desta semana e durante o sábado e o domingo, alertou a MetSul Meteorologia. Não se trata de quadro de tempo severo generalizado, e os temporais tendem a ser localizados, embora potencialmente fortes em alguns pontos.
Na sexta-feira e no fim de semana, uma massa de ar quente vai atingir o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil. Parte deste ar muito quente chegará também ao território gaúcho, atuando mais nas metades Norte e Oeste, sobretudo no Noroeste. A temperatura deve passar dos 35ºC em municípios do Noroeste, com possibilidade de marcas perto ou ao redor dos 40ºC no extremo Noroeste gaúcho.
Com umidade presente sobre o Estado, o avanço do ar quente vai gerar intensas áreas de instabilidade isoladas, que podem provocar temporais localizados. Será alto o risco de vendavais e de granizo, que em alguns pontos podem provocar danos.
A tendência é que estas áreas de instabilidade se formem onde haja maior presença de umidade, o que no caso destes dias ocorrerá mais no Centro, Oeste e o Sul do Estado. Na Metade Sul, os volumes de chuva podem ser muito altos até domingo, passando de 100 mm em vários municípios.
Como a atmosfera estará mais aquecida sobre a Metade Norte, núcleos de instabilidade também podem se formar com temporais isolados fortes a severos nos próximos dias do Centro para o Norte do Estado. O risco de temporais na Metade Norte gaúcha e nos demais estados do Sul aumenta principalmente na sexta e no fim de semana.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.