LUNETA ELETRÔNICA. Chuva e granizo na região, alta no PIB gaúcho e uma obra concluída no Olavo Bilac
E ainda: certificação da Unesco para cinco estabelecimentos de ensino em SM
Por Paulo André Dutra
* Dois dias de chuva, granizo, ventania e prejuízos na região. Em Santa Maria, até o final da tarde desta terça, 26, haviam sido distribuídos 360 metros de lona, segundo a Defesa Civil.
* Passa dos 600 milímetros a chuva acumulada em setembro, quase 60 mm nas últimas 48 horas. A média histórica para o mês é de 188 mm.
* Em Faxinal do Soturno o prejuízo foi maior. Mais de 500 imóveis precisaram de apoio da Defesa Civil, Secretaria de Assistência Social do município e Bombeiros. Há pelo menos 15 famílias desalojadas.
* Os órgãos solicitam doações para apoiar as famílias afetadas. Cobertores, colchões e roupas de cama podem ser entregues na Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Informações AQUI.
* No final da tarde, o DNIT interditou totalmente a ponte do Arroio Bossoroca na BR 290, em Vila Nova do Sul. A restrição permanecerá até o nível do arroio baixar.
* Em Porto Alegre, a prefeitura determinou o fechamento das comportas restantes no Muro da Mauá. O Lago Guaíba estava próximo da cota de alerta no final da tarde. Em Barra do Ribeiro, uma pessoa morreu após ter o carro arrastado pelas águas.
* A economia do Rio Grande do Sul registrou alta de 2,3% no segundo trimestre de 2023 em comparação com o trimestre anterior. Os números foram divulgados nesta terça-feira pelo Governo do Estado.
* Puxado pelos números positivos da agropecuária (4,1%) e da indústria (3,3%), representa um crescimento superior ao registrado no país no mesmo período (0,9%).
* O setor de serviços, que completa a lista dos grandes setores da economia (e carro-chefe da economia de Santa Maria), registrou números semelhantes aos nacionais (0,4% no RS, 0,6% no país).
* Na comparação com o mesmo trimestre de 2022, a alta no Estado foi de 7,5%, enquanto no Brasil o crescimento chegou a 3,4%.
* No acumulado do primeiro semestre de 2023, o PIB do RS cresceu 4,5% em relação ao período de janeiro a junho do ano anterior, isso por conta principalmente do agronegócio.
* A estiagem de 2022 teve impacto tão grande na economia que, mesmo não se repetindo neste ano, o crescimento registrado foi de 44% no primeiro semestre em relação ao ano anterior.
* Cinco estabelecimentos de ensino de Santa Maria foram certificados nesta terça-feira (26) como participantes da Rede do Programa das Escolas Associadas das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA-Unesco).
* São as EMEFs Renato Zimmermann, Tenente João Pedro Menna Barreto e CAIC Luizinho de Grandi, o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e a Escola Providência. Da rede municipal, 11 já foram reconhecidas.
* As instituições devem trabalhar dentro dos quatro eixos que a Organização das Nações Unidades (ONU) entende como formação integral do ser humano. São eles: resolução de problemas mundiais; sustentabilidade; cultura de paz; e intercâmbio cultural.
* Concluída a reforma do anexo 1 do Instituto de Educação Olavo Bilac. Foram investidos R$ 214.882,45 na obra. Em julho, já havia sido entregue a recuperação do muro da instituição.
* Os banheiros foram recuperados, incluindo a adaptação de um sanitário para pessoas com deficiência. Também foram reformados o piso, a cozinha e o telhado, além da pintura das salas de aula.
* Pela manhã, o espaço será utilizado pelos alunos dos anos iniciais e do Ensino Médio. À tarde, as salas destinam-se a alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e, à noite, ocorrem as aulas da Educação de Jovens e Adultos e do curso Normal.
‘[…] formação integral do ser humano. São eles: resolução de problemas mundiais; sustentabilidade; cultura de paz; […]’. Que coisa mais meiga e fofa!!!!