LUNETA ELETRÔNICA. Prazos da LIC-SM, trigo e as perdas, Caminhada em Dona Francisca e Outubro+
Clima afetou a produtividade nas principais lavouras de inverno da região
Por Paulo André Dutra
* Enfrentando clima adverso, a colheita das culturas de inverno já começou na região. Segundo o informativo conjuntural da Emater regional, publicado nesta quarta-feira (11), o percentual da área colhida de trigo é de 6%. No Estado, o índice é de 11%.
* Mesmo sem as condições ambientais ideais, o trabalho foi conduzido com o objetivo de assegurar a qualidade de um produto que ainda atenda aos padrões de comercialização estabelecidos para a indústria de moagem. Não será fácil.
* Devido ao longo período de chuva durante setembro, os triticultores não conseguiram executar o adequado e previsto manejo de pragas e doenças nas lavouras.
* Com isso, qualidade de grãos e produtividade serão afetadas. As perdas contabilizadas na região até o momento apontam para 15%.
* Perdas estão sendo contabilizadas na região também nas demais culturas de inverno: na aveia branca, 15%; na canola, 8%; na cevada, 7%.
* Empreendedores culturais interessados em cadastrar projetos na Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC-SM) para apresentações em 2024 devem ficar atentos.
* O prazo para registro ou para renovação de cadastro está aberto até 22 de outubro na Área do Usuário, disponível no site da Prefeitura.
* Conforme a lei municipal, a LIC poderá arrecadar até R$ 1.991.500,00 para captação dos projetos. Informações e esclarecimentos sobre o processo devem ser solicitados junto à Secretaria da Cultura.
* Dona Francisca, município da Quarta Colônia, recebe a próxima edição do projeto Caminhadas da Natureza. A data é 22 de outubro.
* O projeto é realizado em uma parceria entre UFSM, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), Geoparque Quarta Colônia e prefeituras de municípios da região.
* Começando na Comunidade Evangélica Luterana de Trombudo, onde será a concentração a partir das 8 horas, tem trajeto de 12 km passando por locais turísticos e culturais da região. A chegada está prevista para o mesmo local.
* Haverá café da manhã e almoço por adesão e feira de produtos coloniais e artesanato no local. Informações sobre inscrição AQUI.
* Campanha da Liga Acadêmica de Saúde da Mulher da UFSM conscientiza sobre o auto exame e a saúde de pessoas trans, além das mulheres cisgênero, durante o Outubro Rosa. É o Outubro+.
* “Tive um momento de clareza quando participei de palestras sobre câncer de mama em pessoas trans e percebi que não havia material gráfico ou científico disponível em português. Isso revelou uma necessidade urgente de abordar as questões de saúde que afetam a população trans de forma mais abrangente”.
* Quem explica é Ivana Camargo Braga, integrante do LiASM e idealizadora do projeto que conta com o apoio da Casa Verônica, do Observatório de Direitos Humanos (ODH), da Prefeitura e do Ambulatório Transcender.
* O lançamento ocorrerá dia 16 de outubro, às 16 horas, no Ambulatório Transcender.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.