DestaqueEstadoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Homenagens a Aristilda, Lei “Paulo Gustavo” e Marco Peixoto presidente do TCE

“Conecta Turismo” discute o potencial do Centro Histórico de Santa Maria

Por Paulo André Dutra

Aristilda: professora, escritora, pesquisadora, declamadora, fundadora da Academia Santa-Mariense de Letras, patrona da Feira do Livro, dentre muitas outras coisas (Foto Reprodução)

* Ícone da cultura local, a perda da professora Aristilda Antonieta Rechia, na manhã desta quarta-feira (25), foi lamentada por autoridades, instituições e órgãos. Santa Maria, sua terra natal, decretou luto oficial de um dia.

* Ela compôs a letra do hino santa-mariense e de outros cinco municípios. Ivorá e Faxinal do Soturno prestaram homenagem à escritora. As demais são Silveira Martins, Dona Francisca e São Pedro da Serra.

* O velório da escritora ocorre na Câmara de Vereadores de Santa Maria. O sepultamento será realizado às 11h desta quinta-feira (26) no Cemitério Municipal São José.

* Marco Peixoto, ex-deputado estadual, foi eleito pela segunda vez presidente do Tribunal de Contas do Estado. O santiaguense comandará o órgão no biênio 2024-2025.

Marco Peixoto já havia sido presidente do Tribunal entre 2014 e 2015. Ele é conselheiro há 14 anos (Foto Vinicius Reis/TCE)

* Em seu discurso, Peixoto expressou sua gratidão pelos 34 anos de vida pública e pela oportunidade de permanecer mais dois anos na Corte de Contas, buscando pacificar a instituição e apoiar os projetos em andamento do atual presidente Alexandre Postal. 

* A escolha foi realizada durante a 39ª Sessão Plenária Especial no auditório do prédio Hercílio Domingues, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre.

* Divulgado o resultado preliminar da etapa de habilitação dos editais da Lei Municipal Paulo Gustavo. Confira a relação AQUI.

* No total, foram inscritos 138 projetos culturais, sendo 38 no edital de Apoio à Produção Audiovisual, seis no edital de Apoio a Salas de Cinema, Formação e Difusão Audiovisual e 94 no edital de Artes e economia criativa

* Os projetos inabilitados podem apresentar recurso no prazo de três dias. As informações constam no site da Prefeitura.

Três palestras na noite de terça (24) no LabCriativo. Além de Karina, Johnny Rickes falou sobre o case do 4º Distrito da capital e o professor do curso de Gestão de Turismo da UFSM, Thiago Xavier, abordou os fortes do território do Centro Histórico (Foto Arieli Ziegler/Prefeitura)

* “A criatividade existe independente de quem seja a pessoa, independente de raça, dinheiro, beleza. A criatividade é endógena ao ser humano. Ela é capaz de mover o desenvolvimento, o que gera riqueza. Não o contrário”.

* Karina Zapata, cofundadora em Pernambuco do Recria (Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo), foi uma das palestrantes do Conecta Turismo, encontro organizado pela Prefeitura que debateu as potencialidades do turismo no Distrito Criativo Centro-Gare.

* Casos de Pernambuco e de Porto Alegre foram discutidos, além do potencial de Santa Maria. “O que precisamos é transformar nosso potencial em realidade”, destacou o vice-prefeito Rodrigo Decimo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Zapata é formada em direito. E burocrata. Caso de POA já não é tão simples, vão comparar a aldeia com Recife em Pernambuco? Completa falta de noção. Há quem diga que pessoas vindo de Camobi e da região oeste (e da quarta colonia) para assistir uma copia feita a facão do natal de Gramado é ‘turismo’. Basta fazer um teste simples. Como as pessoas com algum dinheiro para gastar (que muitos conhecem) escolhem os lugares para se deslocar e preencher o tempo livre? Muitas apreciam arquitetura? Historia? Busilis é simples. Um bando de sovieticos, causidicos e servidores publicos da aldeia creem piamente que o negocio é criar oferta que a demanda aparece depois. Asneira disfarçada com muito marketing interno, so os tabacudos daqui acreditam nisto. Vide Parque Jockey Club. A chance de jogarem dinheiro publico fora é grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo