LUNETA ELETRÔNICA. Homenagens a Aristilda, Lei “Paulo Gustavo” e Marco Peixoto presidente do TCE
“Conecta Turismo” discute o potencial do Centro Histórico de Santa Maria
Por Paulo André Dutra
* Ícone da cultura local, a perda da professora Aristilda Antonieta Rechia, na manhã desta quarta-feira (25), foi lamentada por autoridades, instituições e órgãos. Santa Maria, sua terra natal, decretou luto oficial de um dia.
* Ela compôs a letra do hino santa-mariense e de outros cinco municípios. Ivorá e Faxinal do Soturno prestaram homenagem à escritora. As demais são Silveira Martins, Dona Francisca e São Pedro da Serra.
* O velório da escritora ocorre na Câmara de Vereadores de Santa Maria. O sepultamento será realizado às 11h desta quinta-feira (26) no Cemitério Municipal São José.
* Marco Peixoto, ex-deputado estadual, foi eleito pela segunda vez presidente do Tribunal de Contas do Estado. O santiaguense comandará o órgão no biênio 2024-2025.
* Em seu discurso, Peixoto expressou sua gratidão pelos 34 anos de vida pública e pela oportunidade de permanecer mais dois anos na Corte de Contas, buscando pacificar a instituição e apoiar os projetos em andamento do atual presidente Alexandre Postal.
* A escolha foi realizada durante a 39ª Sessão Plenária Especial no auditório do prédio Hercílio Domingues, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre.
* Divulgado o resultado preliminar da etapa de habilitação dos editais da Lei Municipal Paulo Gustavo. Confira a relação AQUI.
* No total, foram inscritos 138 projetos culturais, sendo 38 no edital de Apoio à Produção Audiovisual, seis no edital de Apoio a Salas de Cinema, Formação e Difusão Audiovisual e 94 no edital de Artes e economia criativa
* Os projetos inabilitados podem apresentar recurso no prazo de três dias. As informações constam no site da Prefeitura.
* “A criatividade existe independente de quem seja a pessoa, independente de raça, dinheiro, beleza. A criatividade é endógena ao ser humano. Ela é capaz de mover o desenvolvimento, o que gera riqueza. Não o contrário”.
* Karina Zapata, cofundadora em Pernambuco do Recria (Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo), foi uma das palestrantes do Conecta Turismo, encontro organizado pela Prefeitura que debateu as potencialidades do turismo no Distrito Criativo Centro-Gare.
* Casos de Pernambuco e de Porto Alegre foram discutidos, além do potencial de Santa Maria. “O que precisamos é transformar nosso potencial em realidade”, destacou o vice-prefeito Rodrigo Decimo.
Zapata é formada em direito. E burocrata. Caso de POA já não é tão simples, vão comparar a aldeia com Recife em Pernambuco? Completa falta de noção. Há quem diga que pessoas vindo de Camobi e da região oeste (e da quarta colonia) para assistir uma copia feita a facão do natal de Gramado é ‘turismo’. Basta fazer um teste simples. Como as pessoas com algum dinheiro para gastar (que muitos conhecem) escolhem os lugares para se deslocar e preencher o tempo livre? Muitas apreciam arquitetura? Historia? Busilis é simples. Um bando de sovieticos, causidicos e servidores publicos da aldeia creem piamente que o negocio é criar oferta que a demanda aparece depois. Asneira disfarçada com muito marketing interno, so os tabacudos daqui acreditam nisto. Vide Parque Jockey Club. A chance de jogarem dinheiro publico fora é grande.