Artigos

Santa Summit: união do que Santa Maria tem de melhor – por Rodrigo Decimo

Um evento em que “teremos um ambiente de cooperação, não de competição”

A inovação tem sido uma das frentes em que a nossa gestão tem trabalhado com bastante afinco. Seja promovendo por meio de ações de governo, seja participando de eventos em que ela é objeto. Agora, chegou a vez de Santa Maria ser a realizadora de um evento que não somente vai ser um hub de inovação, mas de educação, afinal, somos referência no Estado nesse quesito. Nos dias 24 e 25 de novembro, o Mercado da Vila Belga vai abrigar o Santa Summit, evento que vai reunir o ecossistema de inovação e o polo educacional de Santa Maria.

Ao longo desses dois dias, esperamos um público rotativo de 500 pessoas nos quatro andares do Mercado da Vila Belga. Será um momento em que vamos pulsar inovação com a participação de startups, empresas juniores, de pequeno porte, e tantas outras. Como falei, teremos a inserção da educação, que estará muito presente por meio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Franciscana (UFN), do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e das demais instituições de ensino, que terão espaço para a divulgação de trabalhos.

Durante o lançamento do Santa Summit, na última sexta-feira (27), no 4º Espaço Educar e Empreender, no Centro de Eventos do Park Hotel Morotin, tivemos a noção do que teremos no evento, incluindo alguns dos palestrantes que já estão confirmados, como a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Simone Stülp; o comunicador Luciano Potter e o fundador do Yours Bank, Felipe Diesel.

Organizamos o evento com o apoio da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm) e do SebraeX, marca de inovação do Sebrae RS, para que possamos receber um público variado de estudantes do Ensino Superior, professores da Educação Básica e Superior, empreendedores e visitantes em geral. Tudo planejado para que até mesmo pessoas que não estejam familiarizadas com o tema da educação ou da inovação possam aprender com o Santa Summit.

Acredito que um dos principais objetivos será dar as condições para que tenhamos a integração entre as pessoas. Nossa expectativa é que ocorram trocas de conhecimento, que cada um entregue um pouco do que sabe sobre os temas debatidos e que também possa absorver conhecimento através do outro.

Efetivamente, teremos um ambiente de cooperação, não de competição. Sou convicto de que, quando uma de nossas empresas cresce, Santa Maria cresce junto. Acredito que todos os que participarem do Santa Summit possam se desenvolver de alguma forma a partir dele. Esse é o meu desejo, não só para o Santa Summit, mas para o futuro de Santa Maria.

(*) Rodrigo Decimo é empresário, ex-presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria e Vice-Prefeito Municipal no exercício da Prefeitura.

Nota do Editor: a foto que ilustra este texto é de Marcelo Oliveira/Prefeitura.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. Resumo da opera: evento marketeiro que utiliza dinheiro publico para colocar o pré-candidato do governo local em evidencia. Simples assim. Nada é acrescentado, só no bolso de algumas sub-celebridades.

    1. Importante observar que no texto o autor não citou que o evento será realizado na area do Distrito Criativo Centro-Gare. O Mercado Público não deu certo no local onde o Santa Summit será realizado. Na época, a mídia local noticiou que o investimento privado no Mercado Público foi de 2 milhões.

      A Prefeitura de Santa Maria alugou o espaço do antigo Mercado Público por 45 mil mensais por 60 meses (2,7 milhões em 5 anos, sem contar reajustes). O investidor privado recuperará o investimento no prédio em pouco tempo.

      Concordo com você, muito dinheiro público está sendo investido para dar visibilidade ao vice-prefeito.

  2. Já existem diversos videos ‘Santa Maria vista de cima’ na internet. Maioria só mostra predios. Nada mais trabalhado para divulgação. Influenciadores digitais já começaram a visitar as Termas Romanas (há uma vinicola por lá, não sabia). Visitas ao Recanto Maestro idem.

  3. Encontraram pergaminhos calcinados em Herculano, cidade vizinha a Pompéia que sofreu o mesmo destino graças ao Vesuvio. Tentaram abrir alguns para recuperar os textos. Esfacelaram-se. Quem olha acha que se trata de pedaços de carvão. Agora estão escaneando com tomografia computadorizada e recuperando os textos utilizando inteligencia artificial. Qualidade da verdadeira inovação, quando alguém ve não resta duvida. Alguem que não seja um tabacudo.

  4. ‘Efetivamente, teremos um ambiente de cooperação, não de competição’. Esta é daquelas. Santa Maria compete com tudo o que existe lá fora. Seja como destino turistico, seja pelos alunos de curso superior. Costume local é ficar repetindo que tudo o que aqui existe é ‘incrivel, fantastico, extraordinario’. O certo seria comparar com o que la fora existe. Utilizar palavras fofas. Inovação, sustentabilidade, inclusão, colaboração. Não, o mundo não vai começar a mudar pela aldeia.

  5. ‘Nossa expectativa é que ocorram trocas de conhecimento, que cada um entregue um pouco do que sabe sobre os temas debatidos e que também possa absorver conhecimento através do outro’. Isto é uma cascata que quer dizer nada.

  6. Mentalidade tacanha de cidadezinha do interior. Auto-referente: ‘união do que Santa Maria tem de melhor’. Negocio é isolar a cidade do mund, manter numa bolha. Incentivar o ufanismo que beira o chauvinismo. Copiar só o que as pessoas ‘bem’ acham ‘legal’.

  7. É um evento ‘caseiro’ com o objetivo de sempre: marketagem vazia. Basta ver o rol de palestrantes. Secretaria de ‘Inovação’ do estado (qumica especializada em corrosão), um comunicador celebridade da Rede Bullshit (para atrair publico), vinicola e até agencia de publicidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo