DestaqueEsporte

FUTEBOL. Há 39 anos, equipe juvenil do Inter-SM finalizava 1ª e única participação na “Copinha”

Guris da Baixada bateram o Grêmio na campanha e chegaram às quartas

Delegação alvirrubra deu adeus ao campeonato após caírem para o Guarani, de São Paulo, por 2 a 1 (Foto Facebook/Reprodução)

Por Pedro Pereira / com informações do Almanaque dos 80 anos do Inter-SM, escrito por Candido Otto da Luz

Nesta terça-feira (16), completam-se 39 anos do fim da primeira e única participação do Internacional de Santa Maria na Copa São Paulo de Futebol Júnior – tradicional torneio de futebol de base e originalmente conhecido como “Taça”. Naquela edição, em 1985, os guris da Baixada deram adeus ao certame nas quartas de final ao serem eliminados pelo Guarani, de Campinas, por 2 a 1.

Na primeira fase, os representantes do Coração do Rio Grande haviam sido alocados no grupo F, disputado na cidade paulista de Suzano, ao lado do Atlético Mineiro, do Portuguesa, de São Paulo, e do próprio clube paulista que derrotaria o Alvirrubro no mata-mata. A equipe santa-mariense terminou a fase de grupos na liderança, com 1 vitória e 2 empates. Confira os resultados e os responsáveis pelos tentos do time gaúcho:

05/01/1985 – Inter-SM 3 X 1 Atlético-MG – gols de Gelson, duas vezes, e um gol contra de Tobias, do “Galo”

07/01/1985 – Inter-SM 0 X 0 Guarani

10/01/1985 – Inter-SM 1 X 1 Portuguesa – gol de Claudinho

Nas oitavas de final, em 13 de janeiro daquele ano, o Inter de Santa Maria bateu o Grêmio, nos pênaltis, por 4 a 2. Nos 90 minutos iniciais, os esquadrões empataram em 1 a 1, com gols de Zé Carlos para o Tricolor e de Claudinho para o Alvirrubro. Este último, que é atacante, chegou a balançar as redes contra o Guarani, três dias depois, nas quartas de final. Contudo, os rivais triunfaram por 2 a 1 e garantiram, em cima dos santa-marienses, a vaga nas semifinais.

A delegação do time do Coração do Rio Grande na Copinha de 1985, comandada pelo treinador Sérgio Savian, era composta por: Almir, Schitler, Jaime, Sandro Corrêa, Paulo Jader, Índio, Luis Fernando, Rogério, Saccol, Serginho, Claudinho, Coelho, Roberto, Joércio, Marinho, Gelson, Alemão e Télvio. O Juventus, de São Paulo, foi o grande campeão do certame em cima dos paulistas que eliminaram o Inter-SM.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo