Por Pedro Pereira
Na quarta-feira (28), a Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA) anunciou oficialmente a realização do Campeonato Gaúcho de 2024. A edição deste ano, que é a 14ª geral, ainda está aceitando inscrições das equipes, que devem fazer contato com a entidade até a próxima terça-feira (5). O Santa Maria Soldiers, maior campeão com oito títulos – sendo seis de forma consecutiva -, é o representante do Coração do Rio Grande.
Além do “Exército”, estão confirmados na competição, até o momento: Porto Alegre Pumpkins, atual vice-campeão e tradicional rival dos Soldados; Canoas Bulls; Erechim Coroados; Canoas Bulls; Gravataí Spartans; Bears FA, de Parobé; e Matilha dos Vales, de Santa Cruz do Sul. Foi revelado à reportagem que o Chapecó Badgers, de Santa Catarina, também irá disputar o torneio – sendo essa a primeira vez na história que uma agremiação de fora do Rio Grande do Sul participa do Estadual. A estreia do time santa-mariense será em casa, no Estádio dos Eucaliptos, diante do Bulls, em 7 de abril.
Ainda na fase de grupos, o Soldiers encara o Bears, no dia 27 de abril, fora de casa, e a Matilha, em 19 de maio, em Santa Maria. Caso avance na primeira colocação de sua chave, a equipe do Coração do Rio Grande decide a semifinal em casa no dia 9 de julho. A grande final, conhecida como “Gaúcho Bowl”, pode acontecer no campo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, independente da classificação dos participantes, com data a definir.
Na última semana, os Soldados realizaram o evento oficial de exibição dos planos da temporada de 2024, na Agência Sicredi, localizada na avenida Hélvio Basso. Além de apresentaram as novas direção e comissão técnica, revelaram os objetivos para o ano, além das conquistas, o novo uniforme e demais iniciativas. O leitor pode conferir todas as informações clicando aqui. Em 2023, o “Exército” venceu o clássico diante do Pumpkins, de virada, por 32 a 14, para garantir o título do Gauchão. Agora, eles buscam a sétima taça consecutiva e nona na história.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.