Maria Angélica Ribeiro (1829-1880) – por Elen Biguelini
Maria Angélica de Sousa Rego, ou Maria Angélica da Cunha Ribeiro nasceu em Angra dos Reis no dia 5 de dezembro de 1829, tendo nascido e sido batizada na Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, da Vila de Paraty. Era filha de Marcelino de Sousa Rego que faleceu quando Maria Angélica tinha apenas um ano de idade e sua esposa Maria Cândida da Conceição Boanova.
Após o falecimento do pai, foi educada por seu tutor, o brigadeiro Antônio Joaquim Bracet. Recebeu o sobrenome Ribeiro quando, aos 14 anos, casou-se com João Caetano da Cunha Ribeiro (?-1866), no dia 2 de outubro de 1843.
Segundo seu registro de casamento, seu havia sido tenente e já teria falecido quando aconteceu o matrimônio.
Em 9 de dezembro de 1849, seu marido informa à Igreja o óbito de uma menina, chamada Filomena, de idade desconhecida. Em 8 de junho de 1850 teve um filho, chamado João. Este faleceu em 1855. Foi após esta perda que a autora escreveu a peça “Guite” ou “A feiticeira dos desfiladeiros negros”. Este não foi seu primeiro texto, mas foi o primeiro que foi aclamado pelo Conservatório Dramático, no Rio de Janeiro.
Sua peça “Cancros Sociais”, de 1865, obteve enorme sucesso em vida, e é atualmente sua obra mais conhecida, devido a sua temática abolicionista.
Teve uma irmã chamada Amelia Cândida de Sousa Rego que faleceu solteira, aos 58 anos, no Rio de Janeiro em 3 de agosto de 1892.
Seu marido era um cenógrafo carioca, que marcou a história do Teatro brasileiro.
Faleceu no Rio de Janeiro em 9 de abril de 1880. O periódico “Gazeta de Notícias” no dia 9 de abril de 1881 noticia seu óbito como tendo acontecido nesta data no ano anterior, após uma longa doença.
Foi a primeira dramaturga brasileira a ter uma peça encenada no Brasil. Mas não foi a primeira mulher brasileira a escrever peças de teatro.
Assinou também com o pseudônimo “Um caloiro” e “Nénia Silva”.
Obra:
“A Aventureira de Vancloix”, 1856. Drama em cinco atos.
“A cesta da Tia Pulquéria”, comédia.
“Anjos sem lar”.
“As luvas de pelica”.
“A proeza do Firmino”, comédia em três atos.
“Cancros domésticos”, comédia.
“Cancros Sociais”, 1865. Drama em cinco atos. Pode ser encontrada online pelo site do Senado Federal. Acesso via: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/580934/Cancros_sociais.pdf
“Cenas da vida artística”, comédia.
“D. Sancho em Silves”, drama histórico.
“Deus, pátria e honra”, drama histórico que se passa no mesmo período do acima.
“Gabriela”, 1868. Drama em quatro atos. Apresentada em 1863 no Teatro do Ginásio.
“Guite, ou a feiticeira dos desfiladeiros negros”, 1855.
“O Anjo sem asas”, 1858.
“O Onfalista”.
“O poder de ouro”, comédia.
“Opinião Pública”, 1879. Drama em cinco atos. Apresentado no teatro de São Luis, no Rio de Janeiro.
“Os anjos do sacrifício”, drama em cinco atos.
“Ouro, ciência, poesia e arte”;
“Paulina, a estrangeira”, 1856.
“Ressureição do primo Basílio”, 1878. Paródia, assinada por “Um Caloiro”.
“São Francisco de Paula”, drama sacro.
“Um dia na opulência”, 1877. Comédia em dois atos. Na “Revista Mensal de Ensaios Literários”.
*Infelizmente, grande parte de sua obra foi perdida durante um incêndio no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, onde estavam os originais.
Fontes:
Registro de casamento: “Brasil, Rio de Janeiro, Registros da Igreja Católica, 1616-1980”, , FamilySearch (https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6X8Y-M51M: Sat Mar 09 18:43:51 UTC 2024), Entry for João Caitano Da Cunha and Francisco Da Cunha Ribeiro, 2 Oct 1853.
Registro de óbito da irmã: “Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012”, , FamilySearch (https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:79H3-FBW2: Sat Mar 09 21:35:32 UTC 2024), Entry for Amelia Candida de Souza and Marcelino de Souza Rego.
Batizado do filho João: “Brasil, Rio de Janeiro, Registros da Igreja Católica, 1616-1980”, , FamilySearch (https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6X8T-JZ6F: Sat Mar 09 11:49:24 UTC 2024), Entry for João Da Cunha Ribeiro and João Caetano Da Cunha Ribeiro, 8 Jun 1850.
Óbito da filha Filomena : “Brasil, Rio de Janeiro, Registros da Igreja Católica, 1616-1980”, , FamilySearch (https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6X8T-B58J: Sat Mar 09 16:14:57 UTC 2024), Entry for Felomena Da Cunha Ribeiro and João Cactano Da Cunha Ribeiro, 9 Dec 1849.
Referências:
Projeto Literatura Brasileira, da UFSC. Acesso via: https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/autores/?id=7427.
Alves, Gisele Teixeira. “O palco como sala de aula: história da educação pelo teatro na capital Brasileira”. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual do Rio de Janeiro – Programa em Pós-Graduação em Educação, Rio de Janeiro, 2022. Acesso via: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/18230.
Lopes de Oliveira, Américo. “Escritoras brasileiras, galegas e portuguesas”. s.l. Tipografia Silva Pereira, 1983, 165.
Orsini, Maria Stella. “Maria Angélica Ribeiro: uma dramaturga singular no Brasil do século XIX”. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. n. 29, 1988. Acesso via: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/70072.
Ribeiro, Andrea Sannazzaro. “Transgressão feminina na esfera teatral oitocentista brasileira: abolicionismo, maternidade e emancipação na dramaturgia de Maria Angélica Ribeiro. Tese (Doutorado em História), Universidade Federal de Ouro Preto – Programa de Pós Graduação em História-, Mariana, 2021. Acesso via: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14594.
(*) Elen Biguelini é doutora em História (Universidade de Coimbra, 2017) e Mestre em Estudos Feministas (Universidade de Coimbra, 2012), tendo como foco a pesquisa na história das mulheres e da autoria feminina durante o século XIX. Ela escreve semanalmente aos domingos, no Site.
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