ReViva Santa Maria, abrace o Rio Grande – por Jorge Pozzobom
“O melhor presente que podemos dar à cidade é cuidar uns dos outros”
Nossa cidade completa 166 anos nesta sexta-feira (17) e, mais do que nunca, três palavras definem o que eu desejo a todos nós santa-marienses: fé, esperança e amor. Este, com certeza, será um aniversário diferente. Assim como a maioria dos municípios do nosso Estado, Santa Maria enfrenta as consequências do temporal, então, o melhor presente que podemos dar à cidade é cuidar uns dos outros.
Juntos somos mais fortes e, em situações como essa, a união faz toda a diferença. E é isso que tem nos movimentado nos últimos dias. Desde o início do nosso governo, temos enfrentado inúmeros desafios, como um surto de toxoplasmose, outro de infecção intestinal, que levou a óbito duas crianças, a pandemia da Covid-19 e três estiagens, além é claro, de outras problemas crônicos que fazem parte do dia a dia de quem governa o quinto maior Município do Estado. Eu tenho certeza que tudo isso tem nos tornado mais fortes para, agora, enfrentar a maior tragédia climática que Santa Maria já vivenciou.
Por isso, para celebrar os 166 anos da cidade, criamos o “ReViva Santa Maria, abrace o Rio Grande”. Realizado no dia 17 de maio, das 10h às 18h, no Parque da Medianeira, esse evento tem como principal objetivo reconstruir Santa Maria e ajudar os municípios da Região Central. Convido a todos para estarem conosco neste dia especial e, se possível, levarem doações que serão destinadas às pessoas que mais precisam neste momento, tanto em nossa cidade quanto nas demais atingidas por essa tragédia climática. Alimentos não perecíveis e água potável estão entre as principais necessidades. Além disso, com a aproximação das baixas temperaturas, pedimos, especificamente, roupas de frio, calçados fechados e cobertores.
Santa Maria, como vocês sabem, tem resiliência e solidariedade no DNA. Quando nós mais precisamos, o mundo nos abraçou e, agora, iremos cuidar da nossa gente, mas sem nos esquecer dos municípios vizinhos.
Quero agradecer, de coração, a todos os voluntários que se direcionaram ao Centro Desportivo Municipal (CDM) e a tantas outras instituições, como igrejas e CTGs, que se dedicaram a providenciar mais do que necessidades materiais, mas abrigo, afeto, cuidado e acolhimento. É com a união de todos que vamos vencer mais esse desafio. Somos todos nós cuidando de todos nós.
(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para novo mandato. Ele escreve no site às quartas-feiras.
Observação do Editor: A arte que ilustra o artigo é de autoria de Gibran Carrazzoni/Prefeitura de Santa Maria.
Possochato não sobrevive sem uma campanha de marketing.