DestaqueEstadoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. A enchente e a cooperação entre governos, interditada instituição para idosos

Atendimento telefônico aos segurados do IPE, O festival de vôlei LGBTQIA+...

Articulação entre os governos permitirá a troca de dados por meio de arquivos geoespaciais (Foto Maurício Tonetto/Secom)

Por Paulo André Dutra

* Acordo de cooperação técnica entre o governo do estado e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação foi assinado nesta sexta-feira (21). O objetivo é aprimorar os mapeamentos de áreas diretamente atingidas pelas enchentes, enxurradas e deslizamentos.

* Além do governador Eduardo Leite e da ministra Luciana Santos, participou da assinatura o ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta.

* Na prática, o intercâmbio beneficiará a elaboração e a execução, em ambas as esferas de governo, das iniciativas direcionadas ao auxílio da população atingida pelas chuvas, bem como na elaboração de políticas públicas com foco na reconstrução resiliente dos espaços.

Denúncias à Vigilância Sanitária de Santa Maria podem acontecer online, garantidas a segurança e a privacidade do cidadão (Foto Polícia Civil/Divulgação)

* Ação de fiscalização da Superintendência de Vigilância em Saúde, comparticipação da Polícia Civil e Ministério Público, autuou e interditou uma instituição de longa permanência para idosos na última semana em Santa Maria.

* “Anteriormente foram observadas várias irregularidades, tais como falta de higiene e até mesmo escassez de alimentos para os idosos, além de falta de documentos comprobatórios de boas práticas sanitárias”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde, Alexandre Streb.

* Como estas não foram sanadas, veio a interdição cautelar, com 15 dias para defesa e 30 dias para retirar os idosos do local.

* Segundo o órgão, as ações podem ocorrer dentro do monitoramento de rotina ou após denúncias da população.

Festival de vôlei LGBTQIA+ reunirá pelo menos 140 atletas (Foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

* Tem o 3º Festival Internacional LGBTQIA+ de Vôlei nesta final de semana (22 e 23 de junho) no Centro Desportivo Municipal, organizado pela Associação Vôlei Futuro (AVF) com recursos de emendas impositivas e apoio estrutural da Prefeitura.

* Competirão 12 equipes, sendo três de Santa Maria e outras nove de outras cidades gaúchas, como Canoas, Porto Alegre, Cruz Alta, Ijuí e Novo Hamburgo.

* Modalidades individuais dos Jogos Esportivos Municipais (Jesma) estão com inscrições abertas. Os interessados devem buscar as fichas de inscrições nas escolas.

* No taekwondo, para participar da competição marcada para 17 de agosto, o prazo vai até o dia 10 do mesmo mês.

* Já para a canoagem serão duas datas, 7 e 9 de agosto, com inscrições até o dia 26 de julho. Não haverá caráter competitivo, mas de vivência.

* Parcialmente retomado pelo IPE Saúde o atendimento telefônico aos segurados do sistema. O prédio do instituto teve avarias com a enchente em Porto Alegre e passa por reformas.

* Ainda com pouca capacidade de atendimento, a orientação é o uso preferencial dos canais online, deixando o telefônico para casos de maior urgência.

* Novo lote do programa Volta por Cima foi pago nesta sexta-feira (21) pelo governo do estado a famílias vítimas das enchentes. O valor do lote soma R$ 14.177.500 em apoio financeiro por parte do Executivo gaúcho. Foram destinados R$ 2,5 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas

* É o sexto lote. O benefício foi creditado no Cartão Cidadão de 5.671 famílias de 144 municípios.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo